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A bateria de Cleber Almeida : adaptação de gêneros musicais nordestinos para o contexto da música do Trio Curupira||Cleber Almeida’s drums : adaptation of northeastern musical genres to the context of Trio Curupira’s music
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Metadados
Descrição
Orientador: Leandro Barsalini||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: O presente trabalho visa investigar alguns recursos técnicos e interpretativos presentes nas execuções de Cleber Almeida, à bateria, no álbum Desinventado (2003) ¿ Trio Curupira ¿ focando especificamente nos processos empreendidos na adaptação de ritmos nordestinos, como maracatu de baque virado, caboclinho, baião, xote e bumba-meu-boi, os quais tradicionalmente são tocados por instrumentos de percussão. O processo metodológico utilizado neste trabalho propõe uma revisão bibliográfica histórica e musical dos ritmos aqui abordados e, equitativamente às adaptações baterísticas publicadas em dissertações/teses e livros de cunho educacional. Com objetivo de compreender o desenvolvimento do instrumento desde sua chegada ao Brasil, no que tange à adaptação destes ritmos, encontramos prudente mencionar ainda, que sucintamente os bateristas Luciano Perrone, Airto Moreira, Nenê (Realcino Lima Filho), figuras que tiveram e/ou têm um papel significante para proeminência do instrumento principalmente no cenário da música instrumental, sobretudo referenciando diferentes gerações de bateristas brasileiros. Portanto, através das transcrições e análises, confrontaremos o idiomatismo impresso na bateria de Cleber Almeida com todo material coletado, visando encontrar peculiaridades quanto as estratégias empreendidas pelo músico na adaptação destes ritmos para o contexto musical do Trio Curupira||Abstract: The following work aims to study some technical and interpretative resources present in the performances of Cleber Almeida, on the drums, in the album Desinventado (2003) ¿ Trio Curupira, focusing specifically on the processes used for the adaptations of northern brazilian rhythms, like maracatu de baque virado, caboclinho baião, xote e bumba-meu-boi, which are traditionally played by percussion instruments. The methodological process used in this work proposes a bibliography, historical and musical revision of the rhythms discussed, as well as drum adaptations published in dissertations/thesis and educational books. The objective is to understand the development of the instrument since its arrival in Brazil, regarding the way the rhythms were adapted, we find prudent to mention drummers such as Luciano Perrone, Airto Moreira, Nenê (Realcino Lima Filho), musicians who had and still have a significant role in brazilian drumming, especially in the instrumental music scenario, being reference musicians to different Brazilian drummer generations. Therefore, through transcriptions and analysis, we face the idiomaticity printed on the drums of Cleber Almeida with all the collected material, aiming to find peculiarities about the strategies used by the musician on the adaptation of these rhythms for the musical context of Trio Curupira||Mestrado||Música, Teoria, Criação e Prática||Mestre em Música
Autor
Garanhão, Carlos Eduardo Sueitt, 1983-
Data
2019 | 2019-08-23T00:00:00Z | 2020-02-05T12:46:28Z | 2020-02-05T12:46:28Z
Identificador
GARANHÃO, Carlos Eduardo Sueitt. A bateria de Cleber Almeida: adaptação de gêneros musicais nordestinos para o contexto da música do Trio Curupira. 2019. 1 recurso online (208 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/335897
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Almeida, Cleber, 1977- | Bateria (Música) | Percussão (Música) | Música brasileira | Prática interpretativa (Música) | Almeida, Cleber | Drum | Percussion | Brazilian music | Performance practice (Music)
Tipo
DISSERTAÇÃO DIGITAL