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A Capela Nossa Senhora do Pilar, de Taubaté : uma revisão historiográfica, nas Artes, Arquitetura e Estética do monumento||The Capela Nossa Senhora do Pilar, of Taubaté : A historiographical review in the Arts, Architecture and Aesthetics of the monument
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Metadados
Descrição
Orientador: Haroldo Gallo||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: A pesquisa constitui-se sobre o objeto, Capela Nossa Senhora do Pilar, localizado na cidade de Taubaté, Vale do Paraíba paulista. Num primeiro momento, no interesse de aproximação do artefato às questões relacionadas à preservação do patrimônio, do conhecimento sobre sua História, seu acervo e obras de arte. Com base nesse breve contexto, nasce o encantamento pela "Capela do Pilar", tombada em 1944 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN. Construída em taipa de pilão e mão (1748-1760), representa raríssimo exemplar da arquitetura colonial regional, devido ao fato de possivelmente, ser o único edifício remanescente em paredes de taipa que forma uma estrutura octogonal, com obras de artes aplicadas em talha, e, partido formal aproximadas ao barroco mineiro e rococó no estado de São Paulo. Um entendimento do artefato como monumento histórico artístico e nacional; e; às questão da preservação e os métodos de conservação e do restauro do monumento histórico e artístico nacional, no propósito de reaproximação dos indivíduos e comunidade às suas memórias e ancestralidade. A partir do estudo sistematizado sobre o artefato, apresenta-se uma revisão historiográfica, arquitetônica e estética; análise dos arquivos documentais e fotográficos pertencentes ao monumento; tal qual; uma atualização e levantamento do estado atual do edifício. O método constitui-se na aproximação de pressupostos, preliminarmente apresentados através da caracterização e valoração do monumento histórico, tal como feito originalmente pela regional do IPHAN (SPHAN/SP), direcionadas pelo arquiteto Luís Saia. São objetivos compreender o processo de restauro após tombamento a partir de análise de documentos históricos e iconográficos, os registros dos cadernos de obras de Luís Saia, bem como, os procedimentos às obras de restauração (1945-1949); identificar os conceitos e método adotados; e; as questões do artefato como monumento, patrimônio, arquitetura, artes visuais e estética. Os resultados da pesquisa apresentam que a Capela se inserida no contexto histórico-regional de um "quadro conceitual-teórico-metodológico" de obras restauradas pela regional paulista do IPHAN, sobretudo da 1ª fase (até a 1ª metade do século XX), pertencentes ao "paradigma de intervenção em taipa"; que teve em seu restauro influência direta de orientações e tomadas de decisão por Lúcio Costa, como as demais obras que se incorporaram dos conceitos da arquitetura moderna; que elementos artísticos e arquitetônicos que não pertenciam ao "padrão" e critérios estabelecidos foram suprimidos, e, do pressuposto de que as origens de sua construção estariam ligadas ao programa da arquitetura jesuítica? E da aproximação entre os preceitos da pesquisa científica em Artes, Arquitetura, Estética e Patrimônio||Abstract: The research is about the object, Capela Nossa Senhora do Pilar, located in the city of Taubaté, Vale do Paraíba paulista, Brazil. At first, in the interest of bringing the artifact closer to issues related to the preservation of heritage, knowledge about its history, its collection and works of art. Based on this brief context, the enchantment of the "Capela do Pilar" was born, listed in 1944 by the National Historical and Artistic Heritage Institute, IPHAN. Built in rammed earth and hand (1748-1760), it represents a rare example of regional colonial architecture, due to the fact that it may be the only remaining building in rammed earth walls that forms an octagonal structure, with works of art applied in carving, and, formal party approaching the Baroque of Minas Gerais and Rococo in the state of São Paulo. An understanding of the artifact as an artistic and national historical monument; and; to the question of preservation and methods of conservation and restoration of the national historical and artistic monument, in order to reconnect individuals and the community to their memories and ancestry.Based on the systematic study of the artifact, a historiographic, architectural and aesthetic review is presented; analysis of documentary and photographic archives belonging to the monument; such as; an update and survey of the current state of the building. The method consists of approximating assumptions, preliminarily presented through the characterization and valuation of the historical monument, as originally done by the regional IPHAN (SPHAN / SP), directed by the architect Luís Saia. The objectives are to understand the restoration process after toppling from the analysis of historical and iconographic documents, the records of Luís Saia's workbooks, as well as the procedures for restoration works (1945-1949); identify the concepts and method adopted; and; issues of the artifact as a monument, heritage, architecture, visual arts and aesthetics. The research results show that the Chapel is inserted in the historical-regional context of a "conceptual-theoretical-methodological framework" of works restored by the São Paulo regional IPHAN, especially from the 1st phase (until the 1st half of the 20th century), belonging to the "Mud intervention paradigm"; that in its restoration was directly influenced by guidelines and decision-making by Lúcio Costa, like the other works that incorporated the concepts of modern architecture; what artistic and architectural elements that did not belong to the "standard" and established criteria were suppressed, and, on the assumption that the origins of their construction were linked to the Jesuit architecture program? And the approximation between the precepts of scientific research in Arts, Architecture, Aesthetics and Heritage||Mestrado||Artes Visuais||Mestra em Artes Visuais
Autor
Massimino, Denise Marcondes, 1978-
Data
2019 | 2019-12-10T00:00:00Z | 2020-04-17T22:46:06Z | 2020-04-17T22:46:06Z
Identificador
MASSIMINO, Denise Marcondes. A Capela Nossa Senhora do Pilar, de Taubaté: uma revisão historiográfica, nas Artes, Arquitetura e Estética do monumento. 2019. 1 recurso online (224 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/339100. Acesso em: 17 Apr. 2020. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/339100
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Capela Nossa Senhora do Pilar (Taubaté, SP) | Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil) | Patrimônio histórico - Conservação e restauração | Patrimonio cultural - Conservação e restauração | Estética | Arquitetura jesuitica | Capela Nossa Senhora do Pilar (Taubaté, SP) | Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil) | Historical heritage - Conservation and restoration | Cultural property - Conservation and restoration | Aesthetics | Architecture, Jesuit
Tipo
DISSERTAÇÃO DIGITAL