-
A formação em Sanfona na educação superior : reflexões, análises e proposições a partir dos cursos de graduação em música do Brasil
- Voltar
Metadados
Descrição
This thesis focuses on (de)coloniality in higher education in music and its implications for
teaching popular music, emphasizing the education of the accordion player. It aims to
understand and systematize strategies and pedagogical proposals that support the teaching and
learning of the accordion in higher education in Brazil's Bachelor of Music degree. The
perspectives presented here are based on dimensions of contemporary musical education,
singularities of the accordion player's education, and aspects of the instrument's training
trajectory in Brazil. The objectives of the research were to raise and understand aspects related
to the trajectory and praxis of teaching popular music and the Brazilian accordion in the light
of literature; highlight particularities about accordion training recorded in the pedagogical
projects of higher education courses in the country; and verify perceptions, perspectives, and
problematizations about music training, with an emphasis on accordion teaching in Brazil.
Qualitative research provides the methodological approach by including bibliographical
research and documentary research. The corpus of documentary research was composed of
pedagogical projects of the universities that offer accordion teaching, namely the State
University of Rio Grande do Sul, the Federal University of Paraíba, the Federal University of
Goiás, and the Faculty of Music Souza Lima. The results showed that, although in the literature
there is a significant advance in research that problematizes and reflects on the relevance of
teaching music from a decolonial perspective, considering popular knowledge from the
geographic context and the student's belonging, these aspects are still considered discreetly on
the curricula. Based on these data and the different analyses consolidated throughout the work,
this thesis presents propositions and perspectives to contribute.||Nenhuma||Esta dissertação aborda o tema da (de)colonialidade no ensino superior em música e suas
implicações para o ensino de música popular, com foco na formação do sanfoneiro, com o
objetivo de compreender e sistematizar estratégias e propostas pedagógicas que subsidiem o
ensino de sanfona na educação superior nos cursos de bacharelado e licenciatura em música do
Brasil. As perspectivas aqui apresentadas tem como base dimensões da educação musical
contemporânea, singularidades da formação do sanfoneiro, e aspectos da trajetória de formação
do instrumento no Brasil. Os objetivos da pesquisa foram: levantar e compreender aspectos
relacionados à trajetória e à práxis do ensino da música popular e da sanfona brasileira, à luz
da literatura; evidenciar particularidades sobre a formação em sanfona registrados nos projetos
pedagógicos dos cursos superiores do país; e, verificar percepções, perspectivas e
problematizações acerca da formação em música, com ênfase no ensino de sanfona no Brasil.
O trabalho tem como base uma pesquisa qualitativa, que abrangeu pesquisa bibliográfica e
pesquisa documental. O corpus da pesquisa documental foi composto pelos projetos
pedagógicos de cinco instituições de ensino superior que ofertam o ensino da sanfona, sendo
elas: a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, a Universidade Federal da Paraíba, a
Universidade Federal de Goiás e a Faculdade de Música Souza Lima e a Universidade de Passo
Fundo. Os resultados apontaram que, apesar de na literatura existir um avanço significativo de
pesquisas que problematizam e refletem sobre a relevância do ensino da música a partir de
perspectiva decolonial, considerando os saberes populares do contexto geográfico e de
pertencimento do estudante, esses aspectos ainda são contemplados de maneira discreta nos
currículos. Com base nesses dados e a partir das diferentes análises consolidadas ao logo so
trabalho, esta dissertação apresenta proposições e perpectivas com vistas a contribuir de forma
efetiva para o fortelecimento do ensino de sanfona no Brasil.
Colaboradores
Queiroz, Luis Ricardo Silva | http://lattes.cnpq.br/5224390361847356
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Silva, Hélio Giovanni Medeiros da
Data
2024-11-28T12:39:50Z | 2024-08-22 | 2024-11-28T12:39:50Z | 2023-12-22
Formato
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal da Paraíba | Brasil | Música | Programa de Pós-Graduação em Música | UFPB
Relação
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Direitos autorais
Acesso aberto | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
Fonte
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Assuntos
Educação musical | Ensino de música popular | Sanfona | Decolonialidade | Musical education | Popular music teaching | Accordion | Decoloniality | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Tipo
Dissertação