-
A linha do desenho embebida no Lacināris: devaneios e ressonâncias do imaginário.||The drawing line embedded in Lacināris: daydreams and resonances of the imaginary.
- Voltar
Metadados
Descrição
This research emerges as a creation of a fictional world made visible
by drawing. Thus the chapters presented in the form of individual
books seek to encourage any reading order. Such books have the
following themes: a presentation about my imagery repertoire, briefly
bringing the animations, comics, movies and series that I watch /
watched and that in my understanding is present in the work I do. In
them I seek to highlight the affectivities around fictional narratives,
thus contextualizing the moment in which this predilection was noted;
approaches in the form of records and short texts of the works that
emerged from the research, delimiting concepts of drawing, imaginary
and fiction; The last one discusses the drawing, the act of drawing
and the sheet of paper, showing the way of thinking about them within
the creative process. Thus I think of drawing as a fictional act
because it is in a busy society and without time for reflection,
drawing emerges as a daydream method, the sheet of paper as the
boundary of creatures that are present on its surface. To deepen the
importance of image in the process of creation, I begin with Gaston
Bachelard (2001), presenting a lake of the imaginary elaborated with
reading influences on Gilbert Durand (2012). Thus arises the Lǎcināris,
a lake of my imagination where all the images I have ever seen are. I
also present the process of creating the works produced through it. To
contextualize the contemporary society in which this research is
thought, I use Byung-Chul Han (2017), followed by newspaper articles
which I use to reflect the conditions of the population present in a
society of tiredness (HAN, 2017). For this, I present the image and
the fiction starting from the assumption that such a society can
attribute a inferior vision to them, adding to such problematic I
bring artists that work with diverse points of view of this society,
such as Michael Majerus (1954 - 2002) , Fernando Duval (1937), Moebius
(1938 - 2012), Agnes Meyer-Brandis (1973) and Patricia Piccinini
(1965).||Sem bolsa||Esta pesquisa surge como criação de um mundo ficcional visibilizado
pelo desenho. Assim, os capítulos apresentados em forma de livros
individuais buscam incentivar uma ordem de leitura qualquer. Tais
livros possuem os seguintes temas: uma apresentação sobre meu
repertório imagético, trazendo brevemente as animações, histórias em
quadrinhos, filmes e séries que assisto/assisti e que em meu
entendimento estão presentes nos trabalhos que faço. Neles busco
evidenciar as afetividades em torno de narrativas ficcionais, assim
contextualizando o momento em foi notada esta predileção pela mesma;
abordagens na forma de registros e pequenos textos os trabalhos
surgidos a partir da pesquisa, delimitando conceitos de desenho,
imaginário e ficção; o ultimo discorre acerca do desenho, do desenhar
e da folha de papel visibilizando o modo de pensa-los dentro do
processo criativo. Assim penso o desenho como um ato ficcional por
estar em uma sociedade atarefada e sem tempo para reflexões, o
desenhar como um método de devaneio, a folha de papel como fronteira
das criaturas que se fazem presentes em sua superfície. Para
aprofundar a importância da imagem no processo de criação, parto de
Gaston Bachelard (2001), apresentando um lago do imaginário elaborado
com influências de leitura sobre Gilbert Durand (2012). Assim surge o
Lǎcināris, um lago de meu imaginário onde estão todas as imagens que
já vi. Apresento também o processo de criação dos trabalhos produzidos
através dele. Para contextualizar a sociedade contemporânea em que
esta pesquisa é pensada, utilizo Byung-Chul Han (2017), seguido de
artigos de jornais os quais uso para refletir às condições da
população presentes em uma sociedade do cansaço (HAN, 2017). Para tal,
apresento a imagem e a ficção partindo do pressuposto de que tal
sociedade pode atribuir uma visão inferior à elas, somando a tal
problemática trago artistas que trabalham com diversos pontos de
vistas dessa sociedade, tais como, Michael Majerus (1954 – 2002),
Fernando Duval (1937), Moebius (1938 – 2012), Agnes Meyer-Brandis
(1973) e Patricia Piccinini (1965).
Colaboradores
http://lattes.cnpq.br/3300009879183386 | http://lattes.cnpq.br/6259571036663263 | Carbone, Helene Gomes Sacco | http://lattes.cnpq.br/7729369777149419 | Senna, Nádia da Cruz
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Folha, Matheus Saraçol
Data
2020-05-22T02:46:57Z | 2020-05-21 | 2020-05-22T02:46:57Z | 2019-10-22
Formato
Identificador
FOLHA, Matheus Saraçol. A linha do desenho embebida no Lacināris: devaneios e ressonâncias do imaginário. 2019. 169 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2019. | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5514
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal de Pelotas | Centro de Artes | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | UFPel | Brasil
Relação
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Direitos autorais
OpenAccess
Fonte
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Assuntos
Desenho | Ficção | Imaginário | Lacināris | Drawing | Fiction | Imaginary | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Tipo
masterThesis