-
A percepção de valor na prática do consumo de música através do acesso na plataforma de streaming spotify
- Voltar
Metadados
Descrição
The shared economy is a contemporary trend that reveals itself as an alternative for consumers
who prioritize adherence to the sharing of goods and services to the detriment of their
ownership. Such prioritization denotes the rise of streaming services, evidencing a new
consumption pattern in which consumers tend to pay for the experience of enjoying products
made available in the services, even temporarily, instead of purchasing them. Considering the
impacts already promoted by this trend, and its growth in the digital market, there is a need to
better understand it. The objective of this work is to analyze the perception of value under the
multidimensional perspective proposed by Sheth, Newman and Gross (1991). This perspective
is based on five value drivers that influence, in a different and independent way, the practice
of music consumption through access to the Spotify streaming platform. To achieve the
objective, an exploratory research was carried out on the concepts that encompass this area of
investigation. Among the contributions of this research, a consumer with the habit of conscious
consumption and sustainable alternative was discovered, creating a new understanding of value
perception. This value is based on the principle of meeting your needs and, at the same time,
having a good cost-effective offer, currently found in the streaming service. This suggests a
successful, sustainable and profitable business model, with great potential for economic
development.||Nenhuma||A economia compartilhada é uma tendência contemporânea que se revela como alternativa aos
consumidores que priorizam a aderência ao compartilhamento de bens e serviços em
detrimento da propriedade destes. Tal priorização denota ascensão de serviços de streaming,
evidenciando um novo padrão de consumo em que os consumidores tendem a pagar pela
experiência de usufruir produtos disponibilizados nos serviços, mesmo que temporariamente,
ao invés de adquiri-los. Considerando os impactos já promovidos por essa tendência, e o seu
crescimento no mercado digital, surge a necessidade de melhor compreendê-la. O objetivo
deste trabalho é analisar a percepção de valor sob a ótica multidimensional proposta por Sheth,
Newman e Gross (1991). Esta ótica é fundamentada em cinco impulsionadores de valor que
influenciam, de modo diferente e independente, na prática do consumo de música através do
acesso na plataforma de streaming Spotify. Para atingir o objetivo, foi feita uma pesquisa
exploratória sobre os conceitos que englobam esta área de investigação. Dentre as
contribuições dessa pesquisa, descobriu-se um consumidor com o hábito de consumo
consciente e de alternativa sustentável, criando um novo entendimento de percepção de valor.
Valor este que tem como princípio atendar às suas necessidades e que, ao mesmo tempo, tenha
uma boa oferta de custo-benefício acessível, hoje encontrada no serviço de streaming. O que
sugere um modelo de negócios bem-sucedido, sustentável e rentável, apresentando um grande
potencial de desenvolvimento econômico.
Colaboradores
Bezerra, Ed Porto | http://lattes.cnpq.br/0098763826166873
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Gomes, Thayná dos Santos
Data
2022-07-11T18:47:28Z | 2022-01-11 | 2022-07-11T18:47:28Z | 2021-08-31
Formato
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal da Paraíba | Brasil | Informática | Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes | UFPB
Relação
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Direitos autorais
Acesso aberto | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
Fonte
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Assuntos
Percepção de valor | Consumo | Acesso | Música | Spotify | Value perception | Consumption | Access | Song | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Tipo
Dissertação