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A relação entre discurso verbal e musical na elaboração das obras última vez e como ousam
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Metadados
Descrição
The research conducted during the master's degree in creative processes aimed at investigating and delving into issues related to the interaction between text and music in the composition of two works, both written for narrator/singer and string quintet. Each work was based on the speech of two personalities. The first, titled Última Vez (Last Time), addresses the acceptance speech of the 2014 Nobel Peace Prize, delivered by Malala Yousafzai. The second, titled Como Ousam (How Dare You), is based on Greta Thunberg's speech delivered at the United Nations summit in 2019. The research used, for both pieces, compositional tools such as intertextuality, gestural elaboration within the context of music-theater and spectral music procedures. These tools took as their starting point the voices of the two activists, extracting elements from both speeches that depict their struggles, objectives, achievements and journeys. The notational strategies used in the scores consider the nature of speech, utilizing its rhythm, accentuations and contours to compose not only the part for the narrator/singer but also to determine the interaction of the string quintet. On a macro scale, the textual element ultimately structures the works, subdivided into parts and segments, with the musical element engaging in dialogue with the text, which predominantly coordinates the temporal unfolding in the works.||Nenhuma||A pesquisa realizada durante o mestrado em processos criativos teve como objetivo aprofundar questões relativas à interação entre texto e música na composição de duas obras, ambas escritas para narradora/cantora e quinteto de cordas. Cada obra foi baseada na fala de uma personalidade distinta. A primeira, intitulada Última Vez, aborda o discurso de aceitação do Prêmio Nobel da Paz, em 2014, proferido por Malala Yousafzai. A segunda, intitulada Como Ousam, baseia-se no discurso de Greta Thunberg na cúpula das Nações Unidas, em 2019. Para ambas as obras, foram utilizadas ferramentas composicionais como a intertextualidade, a elaboração gestual no contexto do gênero música-teatro e alguns procedimentos da música espectral. Essas ferramentas tiveram como ponto de partida a própria voz das duas ativistas, extraindo, de ambas as oratórias, elementos que retratam suas lutas, seus objetivos, suas conquistas e suas trajetórias. As estratégias notacionais utilizadas na elaboração das partituras consideram a natureza da fala e utilizam sua rítmica, acentuações e contornos para compor não somente a parte destinada à narradora/cantora, mas também para determinar a interação do quinteto de cordas com ela. Em macroescala, o elemento textual termina por estruturar as obras, subdivididas em partes e segmentos, cabendo ao elemento musical dialogar com o texto, que, de modo dominante, coordena o desenrolar temporal nas obras.
Colaboradores
Alves, José Orlando | http://lattes.cnpq.br/7489998401989630
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Miranda, Antonio Luiz Drummond
Data
2024-11-28T12:34:17Z | 2024-08-01 | 2024-11-28T12:34:17Z | 2024-07-26
Formato
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal da Paraíba | Brasil | Música | Programa de Pós-Graduação em Música | UFPB
Relação
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Direitos autorais
Acesso aberto | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
Fonte
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Assuntos
Música-teatro | Composição | Voz | Fala | Composition | Voice | Speech | Music-theater | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Tipo
Dissertação