-
A técnica Alexander aplicada ao canto coral : caminhos para uma educação integral||Alexander technique applied to choral singing : pathways for an integral education
- Voltar
Metadados
Descrição
Orientador: Regina Machado||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Esta pesquisa tem o intuito de examinar dados sobre a colaboração da Técnica Alexander para o Canto Coral. Uma pesquisa bibliográfica traz um breve levantamento sobre a educação do corpo e a educação somática. Os princípios da Técnica Alexander são apresentados em sua relação com a história de seu criador, o australiano Frederick Mathias Alexander. A pesquisa desenvolve-se, então, a partir da pergunta: Em que aspectos a Técnica Alexander pode favorecer o desenvolvimento psicofísico, a técnica vocal e a performance de coralistas? Para isso, foram escolhidos, por sorteio, oito coralistas ¿ dois de cada naipe ¿ entre os quarenta integrantes do Coro Contemporâneo de Campinas, grupo formado por alunos do curso de Música da Unicamp. Os coralistas selecionados receberam 20 aulas individuais de Técnica Alexander e, durante os ensaios, mais 20 miniaulas. Foram aplicados dois questionários abertos, um no início do processo, com objetivo diagnóstico e outro ao final do processo, para avaliar, pela percepção dos alunos, possíveis influências da Técnica Alexander em suas atuações como coralistas. A metodologia adotada é qualitativa e descritiva; a pesquisadora é um instrumento partícipe da pesquisa, posto que é professora do método pesquisado. Os dados obtidos sugerem que a Técnica Alexander ajudou esse grupo de coralistas a desenvolver sua consciência corporal, interferindo na qualidade postural, na percepção e na desconstrução de tensões. Os relatos apontam mudanças na forma de se relacionar com o estudo e a prática do canto, em que o corpo se integra ao processo de ensino e aprendizagem; avanços na técnica vocal em aspectos como respiração e emissão, principalmente de notas agudas e um equilíbrio maior no estado psicofísico dos pesquisados||Abstract: This research aims to examine the data about the contribution of Alexander Technique to choral singing. A bibliographic research brings a brief survey about body education and somatic education. The principles of Alexander Technique are presented based on the relationship with the history of the creator, the Australian Frederick Mathias Alexander. The research is developed, therefore, based on a question: in witch aspects can the Alexander Technique favor the development of psycho-physical, the vocal technique and the performance of the Choristers? For this purpose, eight choristers ¿ two of each set ¿ have been chosen, by lot, among the forty members of the Contemporary Choir of Campinas, a group formed by students of the course of Music of Unicamp. The choristers selected have taken individual classes of Alexander Technique and, during the rehearsals they have taken 20 more mini-classes. Two open questionnaires were applied, one in the beginning of the process, with the purpose to make a diagnosis and another one at the end of the process, for the evaluation, through the perception of the students of possible influences of Alexander Technique in their performances as choristers. The methodology adopted is qualitative and descriptive; the researcher is a participant in the research, since she is the teacher of the method subject of the research. The data obtained suggests that Alexander Technique helped this group of choristers to develop their body awareness, interfering in their postural quality, in the perception and in the deconstruction of tensions. The reports point out changes in the way of relating with the study and the singing practice where the body is integrated to the teaching process; the vocal technique advances in aspects such as breathing and emission; mainly regarding the high notes and in a greater balance in the psychophysical state of the researched students||Mestrado||Música, Teoria, Criação e Prática||Mestra em Música||CAPES
Autor
Padovani, Maria Izabel, 1964-
Data
2017 | 2017-08-31T00:00:00Z | 2018-09-02T22:46:04Z | 2018-09-02T22:46:04Z
Identificador
PADOVANI, Maria Izabel. A técnica Alexander aplicada ao canto coral: caminhos para uma educação integral. 2017. 1 recurso online (108 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: . Acesso em: 2 set. 2018. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/330717
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Alexander, Tecnica de | Educação somática | Canto coral | Canto - Instrução e estudo | Alexander technique | Somatic education | Choral singing | Singing - Instruction and study
Tipo
DISSERTAÇÃO DIGITAL