-
Antonio Dias e os papéis do Nepal
- Voltar
Metadados
Descrição
No abstract.||RESUMEN. Esta investigación se centra en la obra del artista contemporáneo Antonio Dias, precisamente en
la experiencia colectiva de producir la serie Papeles del Nepal. Se enumeraron tres trabajos para
hacer posible la investigación: O Lugar do Trabalho, 1977; Martelando Muros, 1977; y Dance, 1977/78.
El estudio que incluye un sesgo histórico y documental accedió a datos de archivos, colecciones
en museos, videos, imágenes, obras visualizadas en exposiciones y reservas técnicas, entrevistas
a contemporáneos y familiares del artista, también caracterizado como investigación de campo.
El punto principal es comprender la experiencia de convivencia creativa entre el artista y los
artesanos nepaleses que incluye la realización de la voluntad de poder en Antonio Dias. Retomaré
los primeros años de carrera de Dias 1963-1976 con miras a dibujar parámetros de aprehensión de
los Papeles del Nepal, contextualizando e historizando los deseos y elecciones del artista.||Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES||Esta pesquisa enfoca a obra do artista contemporâneo Antonio Dias (1944-2018), precisamente
a experiência coletiva de produção da série Papéis do Nepal, iniciada em incursão à Barabishe no
final da década de 1970. Em prol do aprofundamento investigativo, três trabalhos que compõe
o conjunto são colocados em relevo para análise: O Lugar do Trabalho, 1977; Martelando Muros,
1977; e Dança, 1977/78. O estudo, de viés histórico e documental, teve como recursos metodológicos
centrais para seu desenvolvimento: revisão bibliográfica relativa à obra de Dias e ao contexto
sociocultural no qual se inscreve; pesquisa em arquivos, acervos de museus, coleções públicas/
particulares e reservas técnicas que preservam a produção e os documentos de memória do artista;
realização de entrevistas semiestruturadas com seus contemporâneos e familiares; pesquisa de
campo nas cidades brasileiras que compõe sua a trajetória e detêm instituições que salvaguardam
sua obra – Campina Grande, Rio de Janeiro e São Paulo. A dissertação tem como objetivo central
discutir a experiência de convívio criativo entre esse artista vanguardista e os artesãos nepaleses,
dimensionando como essa vivência interterritorial/cultural criou condições para a concretização
da vontade de potência em Antonio Dias, na perspectiva filosófica nietzschiana. Os primeiros
anos de carreira do artista (1963- 1976) são retomados no texto com intuito de contextualizar
e historicizar as vontades e escolhas que conduziram o artista a produzir os Papéis do Nepal até
o final de seu percurso artístico.
Colaboradores
Lehmkuhl, Luciene | http://lattes.cnpq.br/9431333621404513
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Souza, Rebeca Araújo de
Data
2023-02-24T12:48:24Z | 2022-09-16 | 2023-02-24T12:48:24Z | 2021-02-18
Formato
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal da Paraíba | Brasil | Artes Visuais | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | UFPB
Relação
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Direitos autorais
Acesso aberto | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
Fonte
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Assuntos
Arte contemporânea | Antonio Dias | Papéis do Nepal - Obras | Contemporary art | Nepal papers - Works | Artes manuais | Produção artística coletiva | Trajetória artística | Vontade de potência | Papel hecho a mano | Trabajo manual | Experiencia colectiva | Voluntad de poder | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Tipo
Dissertação