-
App ImproLivre como suporte no estudo da improvisação musical livre
- Voltar
Metadados
Descrição
With the objective of offering subsidies to the study of the practice of non-idiomatic
improvisation of free improvisation, the research proposes an experience on the
creation of an application called ImproLivre. The ImproLivre app, whose function is to
play sounds and noises, while the musician/student will work on the listening process
before running the app, encouraging the creative and spontaneous process as much
as the study of free improvisation. The Architecture and development of the
application as a backend for the Pure Data programming language. The research
methodology is exploratory and qualitative, also making use of Ausubel’s learning
theory. Ten survey participants will experience the application in practice and will
answer a question about how the application works and about their individual views
on the use of technologies in musical educational environments. Not following the
research and as a conclusion, we propose a reflection on the exploration of the
potential the computing can trace in the artistic and educational field, providing
different directions.||Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES||Com o intuito de oferecer um auxílio ao estudo da prática de improvisação
não-idiomática ou improvisação livre, a pesquisa propõe uma experimentação
acerca da criação de um app designado como ImproLivre. O app ImproLivre, cujo
papel é executar sons e ruídos, enquanto o músico/aluno irá trabalhar o processo de
escuta perante ao que o aplicativo executa, incentivando o processo criativo e
espontâneo do mesmo quanto ao estudo da improvisação livre. A arquitetura e
desenvolvimento do aplicativo têm como back-end a linguagem de programação
Pure Data. A metodologia da pesquisa se dá de forma exploratória e em pesquisa
qualitativa, fazendo-se uso também da teoria da aprendizagem de Ausubel. Dez
participantes da pesquisa experimentaram o aplicativo na prática e responderam a
um questionário a respeito do funcionamento do app e sobre a visão individual
acerca do uso de tecnologias em ambientes educativos musicais. No decorrer da
pesquisa e como conclusão, propomos uma reflexão acerca da exploração de
potencialidades que a computação pode trazer no campo artístico e educacional,
proporcionando direcionamentos distintos.
Colaboradores
Pereira, José Amâncio Tonezzi Rodrigues | http://lattes.cnpq.br/8634159577430875
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Evangelista, Laídia da Silva
Data
2024-02-20T17:10:23Z | 2022-12-07 | 2024-02-20T17:10:23Z | 2022-08-26
Formato
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal da Paraíba | Brasil | Informática | Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes | UFPB
Relação
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Direitos autorais
Acesso aberto | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
Fonte
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Assuntos
Educação musical | Improvisação não-idiomática | Música computacional | Non-idiomatic improvisation | Computer music | Musical education | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Tipo
Dissertação