Descrição
O principal objetivo deste trabalho foi analisar as aquarelas produzidas por Fayga Ostrower no final da década de 1990. Nessa técnica, a artista fez uso da liberdade dos gestos e das formas. A problemática que permeou este estudo foi entender de que maneira a teoria da cor pode ser conferida em sua produção plástica e acadêmica. Para tal, apresenta-se a hipótese de que Ostrower conseguiu unir sua vasta produção teórica a sua produção artística. Nesse sentido, existem aspectos concomitantes entre sua teoria e sua prática.
Para a investigação foram utilizados livros escritos pela própria artista e a análise de textos de especialistas que debatem questões a respeito tanto da obra plástica quanto escrita de Ostrower. Também foram consideradas entrevistas publicadas em jornais e revistas que continham depoimentos da artista, além de textos escritos por críticos e publicados em catálogos das exposições realizadas por ela. Por fim, foram abordadas questões que permeiam o processo de criação, o despertar da percepção visual e a psique humana, por tratarem da essência de suas obras.
Palavras-chave: Fayga Ostrower, Aquarela, Cor.