Descrição
Orientador: Neyde de Castro Veneziano Monteiro||Acompanha anexo em DVD: Santo Antonio e a Vaca||Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: O teatro, como processo criativo, é uma arte para ser exercida em conjunto, por vários, e não isoladamente. A montagem de um espetáculo, ainda que um monólogo, exige trabalho intelectual e também braçal, exige um grupo de pessoas organizadas com o mesmo objetivo. A história do teatro no Brasil pode, portanto, ser contada pelas histórias de seus grupos e companhias teatrais. Grupos que, em suas diversas localidades e épocas, fizeram parte do contexto sócio cultural em que se inseriam. Compreender sua história é compreender melhor não apenas a história do
nosso teatro, da nossa cultura, mas também a do próprio país. Esta tese é o resultado de uma pesquisa sobre um desses grupos: o Teatro Experimental de Comédia de Araraquara (TECA), grupo de teatro amador atuante na cidade de Araraquara, interior do Estado de São Paulo, de 1955 a 1962 e de seu diretor, Wallace Leal Valentim Rodrigues.||Abstract: Theater, as a creative process, is an art form to be exercized in group, by many, and not isolated. The set-up of a play, even a monologue, requires intellectual and heavy work, requires a group of people organized with the same objectives. The history of Brazilian theater can, therefore, be explained by the histories of its groups and theater companies. Groups that, in their different communities and times, were part of the social and cultural context where they belonged. Understanding their histories is to understand not only our theater history better, but our culture, and also our own country. This thesis is the result of a research on one of these groups: the Teatro Experimental de Comédia de Araraquara (TECA), an amateur company active in Araraquara, a town at São Paulo State, from 1955 through 1962 and of its stage director, Wallace Leal Valentim Rodrigues.||Doutorado||Doutor em Artes