-
Bumba-meu-boi do Maranhão: uma reflexão etnomusicológica sobre sustentabilidade musical
- Voltar
Metadados
Descrição
This work seeks to present a study on musical practices in Brazilian culture from the
perspective of musical sustainability. To define the object of study, research was carried out on
the trajectory of the Bumba-meu-boi do Maracanã group since the beginning of the 21st
century. The focus of this study is on the sustainable aspects that helped maintain this group
throughout this period. Therefore, this work's main objective is to understand the historical
trajectory of Bumba-meu-boi do Maracanã over the last twenty-five years, seeking to
understand, based on studies on musical sustainability, which are the important points for
maintaining its own existence. The set of studies on musical sustainability suggests that
sociocultural, environmental, political and economic changes are inevitable and seeks to
manage these changes to guarantee the integrity and continuity of musical manifestations in the
future. Furthermore, the main authors of these studies suggest that discussions and actions
around musical sustainability should be guided by ecological principles and not economic ones.
In this sense, the ecosystem view, originating from ecological studies, has as its principle
observing the complex organism interacting with broader physical factors, which form the
environment or biome to which they belong. At this point, we cannot separate the organism
from the environment. Therefore, one of the perspectives that studies on musical sustainability
have to offer is to think of music as a musical ecosystem. In this research, nine concepts were
worked on in search of a contextual, holistic and multi-scale vision to guide the process of
analyzing this musical manifestation. Methodologically, this is a qualitative research of a basic
nature, which uses the historical procedure method as a technical means, structured through
bibliographic and documentary research, combined with ethnographic procedures such as
participant observation and interviews. The results obtained indicate that the Boi de Maracanã
is maintained through: faith and the syncretic aspects in which popular Catholicism and the
enchantment of the mine drum coexist, in search of the survival of the human being as part of
an ancestral symbolic universe; the community census and belonging to a ritualistic cycle that
gives meaning to life; the ancestry and continuity arising from the Afro-indigenous worldview;
its resilient power to restructure and dialogue with the public and private sector in search of
financial survival; constant learning, which reacts to the disturbances of the contemporary
world, such as in the period of social isolation; and the association of individuals and the use of
their skills in search of collective satisfaction. Therefore, understanding sustainable paths based
on an ecosystemic perspective throughout this historical period is important to understand the
process of continuity of the Maracanã Boi and its current state. In this sense, being together
making music is one of the crossroads where the various dimensions connect in the physical,
philosophical, religious and transcendental sense.||Este trabalho busca apresentar um estudo sobre práticas musicais da cultura brasileira sob a
ótica da sustentabilidade musical. Para delimitar o objeto de estudo, foi realizada uma pesquisa
sobre a trajetória do grupo de Bumba-meu-boi de Maracanã desde o início do Século XXI. O
foco deste estudo está pautado nos aspectos sustentáveis que ajudaram na manutenção desse
grupo ao longo desse período. Portanto, este trabalho tem como objetivo principal compreender
a trajetória histórica do Bumba-meu-boi de Maracanã ao longo dos últimos vinte e cinco anos,
buscando entender, com base em estudos sobre sustentabilidade musical, quais os pontos
importantes para a manutenção da sua própria existência. O conjunto de estudos sobre
sustentabilidade musical sugere que as mudanças socioculturais, ambientais, políticas e
econômicas sejam inevitáveis e busca gerenciar essas mudanças para garantir integridade e
continuidade das manifestações musicais no futuro. Além disso, os principais autores desses
estudos sugerem que as discussões e ações em torno da sustentabilidade musical devem ser
norteadas por princípios ecológicos e não da economia. Nesse sentido, o olhar ecossistêmico,
proveniente dos estudos ecológicos, tem como princípio observar o organismo complexo
interagindo com fatores físicos mais amplos, que formam o ambiente ou o bioma ao qual
pertence. Nesse ponto, não podemos separar o organismo do ambiente. Portanto, uma das
perspectivas que os estudos sobre sustentabilidade musical têm a oferecer é pensar a música
como um ecossistema musical. Nesta pesquisa, foram trabalhados nove conceitos em busca de
uma visão contextual, holística e multiescalar para nortear o processo de análise dessa
manifestação musical. Metodologicamente, essa é uma pesquisa qualitativa de natureza básica,
que utiliza como meio técnico o método de procedimento histórico, estruturado por meio de
pesquisa bibliográfica e documental, aliado a procedimentos etnográficos como observação
participante e entrevistas. Os resultados obtidos apontam que o Boi de Maracanã se mantem
por meio: da fé e dos aspectos sincréticos em que coabitam o catolicismo popular e a encantaria
do tambor de mina, em busca da sobrevivência do ser humano enquanto parte de um universo
simbólico ancestral; do censo comunitário e de pertencimento a um ciclo ritualístico que dá
sentido à vida; da ancestralidade e continuidade provenientes da cosmovisão afro-indígena; de
seu poder resiliente de si reestruturar e dialogar com o setor público e privado em busca da
sobrevivência financeira; do aprendizado constante, que reagem às perturbações do mundo
contemporâneo, como no período de isolamento social; e do associativismo dos indivíduos e
do aproveitamento de suas habilidades em busca da satisfação da coletividade. Portanto, o
entendimento dos caminhos sustentáveis com base em uma ótica ecossistêmica ao longo desse
período histórico é importante para entender o processo de continuidade do Boi de Maracanã e
seu estado na atualidade. Nesse sentido, o estar junto fazendo música é um dos pontos de
encruzilhada em que se conectam as várias dimensões no sentido físico, filosófico, religioso e
transcendental.
Colaboradores
Santos, Eurides de Souza | http://lattes.cnpq.br/0945222017075398
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Souza, Thiago Costa de
Data
2024-05-24T11:51:43Z | 2010-10-06 | 2024-05-24T11:51:43Z | 2023-07-27
Formato
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal da Paraíba | Brasil | Música | Programa de Pós-Graduação em Música | UFPB
Relação
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Direitos autorais
Acesso aberto | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
Fonte
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Assuntos
Música - Etnomusicologia | Bumba-meu-boi - Maranhão (MA) | Boi de Maracanã | Sustentabilidade musical | Ecossistema musical | Gerenciamento adaptativo | Resiliência | Music sustainability | Music ecosystem | Adaptive management | Resilience | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Tipo
Dissertação