-
Caminho do samba : o samba pernambucano como instrumento da educação musical escolar da rede básica de ensino
- Voltar
Metadados
Descrição
A presente dissertação apresenta os resultados do projeto de pesquisa “Caminho do
samba: o samba pernambucano como instrumento da educação musical escolar da
rede básica de ensino”, que teve por objetivo o de investigar as contribuições trazidas
pela cartilha “Samba de PE - Caminho do Samba” para o processo de ensino
aprendizagem musical de adolescentes no contexto da escola básica. Tendo por base
as discussões sobre musicalização e escola básica (Penna, 1990; 2002), ensino da
música, juventude e escola básica (Arroyo, 2013); ensino da música, escola básica e
cultura local (Souza, 2020; Queiroz, 2013). A pesquisa teve por caminho metodológico
a pesquisa-ação, desenvolvida entre os meses de abril e outubro do ano de 2022 em
uma turma de adolescentes, do nono ano de uma escola pública do ensino
fundamental do município de Jaboatão dos Guararapes (PE). Tendo por resultado, a
percepção de que o trabalho com a cartilha permitiu diferentes possibilidades de
ensino-aprendizagem musical na escola básica, com uma aprendizagem colaborativa
entre pares, valorização do saber dos alunos e alunas e o diálogo com os fazedores
de samba de Pernambuco.||This dissertation presents the results of the research project “Caminho do samba:
Pernambuco samba as an instrument of school musical education in the basic
education network”, which aimed to investigate the contributions brought by the booklet
“Samba de PE - Caminho do Samba” for the process of teaching musical learning to
teenagers in the context of basic school. Based on discussions about musicalization
and basic school Penna (1990; 2002), music teaching, youth and basic school (Arroyo,
2013); music teaching, basic school and local culture (Souza, 2020; Queiroz, 2013).
The methodological approach of the research was action research, developed during
the year 2022 in a class of teenagers, in the ninth year of a public elementary school
in the municipality of Jaboatão dos Guararapes (PE). The result was the perception
that working with the booklet allowed different possibilities for musical teaching-
learning in basic schools, with collaborative learning between peers, appreciation of
the students' knowledge and dialogue with samba makers from Pernambuco.
Colaboradores
COUTO, Ana Carolina Nunes do | ANDRADE, Klesia Garcia | http://lattes.cnpq.br/9417504328180028 | http://lattes.cnpq.br/1207366985465257 | http://lattes.cnpq.br/5106120464248751
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
APOLONIO, Gabriela de Almeida
Data
2024-02-02T16:23:31Z | 2024-02-02T16:23:31Z | 2023-10-31
Formato
Identificador
APOLONIO, Gabriela de Almeida. Caminho do samba: o samba pernambucano como instrumento da educação musical escolar da rede básica de ensino. 2023. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54968
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal de Pernambuco | UFPE | Brasil | Programa de Pos Graduacao em Música
Relação
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Direitos autorais
openAccess | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
Fonte
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Assuntos
educação musical | escola básica | samba pernambucano | música | juventude
Tipo
masterThesis