Descrição
Orientador: Regina Machado||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: O canto popular brasileiro midiatizado tem sido recorrentemente estudado na academia, sob diversas vertentes epistemológicas. No entanto, ainda são poucas as pesquisas voltadas para a voz cantada, no que diz respeito ao seu potencial semântico. Nesta pesquisa, desenvolveremos um estudo sobre o gesto vocal de Gal Costa, no disco Fa-Tal - Gal a Todo Vapor (1971), utilizando como principais referências teóricas a Semiótica da Canção, elaborada por Luiz Tatit, na qual são estudados os regimes de integração entre letra e melodia, e a Análise Semiótica do Canto Popular - trabalho realizado por Regina Machado, que busca identificar os sentidos produzidos pelo cantor no uso de recursos vocais durante a performance. Além disso, serão investigados elementos biográficos e contextuais intrínsecos à concepção do show Gal a Todo Vapor, nos servindo também como insumo para a análise de faixas pré-selecionadas do álbum||Abstract: The mediatized Brazilian popular singing has been recurrently studied in the academic environment under varios epistemological aspects. However, research on singing voice regarding its semantic potencial is still limited. This work intends to develop a study about the vocal gesture of Gal Costa in her album Fa-Tal - Gal a Todo Vapor (1971), using as main references The Song Semiotcs, by Luiz Tatit - wich examines the integration schemes between lyric and melody, and The Popular Singing Semiotics, a piece by Regina Machado, wich aims at identifying the meanings produced by the singer when using vocal resources during a performance. Furthermore, we also intend to investigate biographic and contextual elements intrinsic to the conception of the concert Gal a Todo Vapor, wich will provide us with some material to the analysis of previously selected tracks from the album||Mestrado||Música, Teoria, Criação e Prática||Mestra em Música||00.889.834/0001-08||CAPES