Descrição
A partir dos pensamentos elaborados pelo historiador e antropólogo francês Michel de Certeau em A Invenção do Cotidiano, a dissertação desenvolve, em um primeiro momento, uma análise sobre alguns trabalhos de intervenção urbana dos artistas cariocas Alexandre Vogler, Guga Ferraz e da dupla Rosana Ricalde e Felipe Barbosa, articulando uma relação entre suas obras e a tática da deriva entendida a partir da prerrogativa do movimento. Depois a pesquisa debruça-se sobre o caso emblemático da comunidade Vila Autódromo e reflete sobre os conceitos acerca da arte site-specific como tática empreendida por seus moradores (e colaboradores) na criação, construção e desdobramentos do Museu das Remoções, esta importante ferramenta de luta, resistência e preservação de suas memórias||Based on the thoughts by the French historian and anthropologist Michel de Certeau in Practice of Everyday Life, the dissertation develops at first an analysis of some urban intervention works by artists from Rio de Janeiro, Alexandre Vogler, Guga Ferraz and the duo Rosana Ricalde and Felipe Barbosa, articulating his works with the tactic of drifiting, understood from the prerogative of movement. Then the research focuses on the emblematic case of Vila Autódromo comunity and reflects on the concepts of site-specific art as a tactic undertaken by its residents (and collaborators) in the creation, construction and developments of the Museu das Remoções (Evictions Museum), this important instrument for fighting, resistance and preservation of their memories