-
Considerações analíticas sobre Ebony Concerto e Igor : uma abordagem comparativa||Analytical considerations about Ebony Concerto and Igor : a comparative approach
- Voltar
Metadados
Descrição
Orientador: José Henrique Padovani Velloso||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Este trabalho consiste em uma análise musical das obras Ebony Concerto (1945) e Igor (1946). A primeira, uma obra de Stravinsky dedicada à orquestra de Woody Herman, a segunda é uma obra de autoria de Red Norvo e Shorty Rogers, músicos da orquestra de Herman, concebida em homenagem a Stravinsky. Nesta pesquisa adotou-se uma metodologia informada a partir de estudos em Literatura Comparada. Em um primeiro momento busca-se elencar conceitos e reflexões voltadas às abordagens comparatistas e às contribuições recentes de musicólogos e analistas musicais. Uma discussão acerca das utilizações prévias do termo comparação no campo da anáise musical é conduzida, apresentando-se as diferentes acepções do termo nos estudos teóricos e analíticos. O terceiro capítulo apresenta informações sobre a criação das duas peças, informando contextualmente o estudo analítico empreendido. O quarto capítulo apresenta ferramentas utilizadas neste estudo, notadamente, aquelas de cunho contextual, aquelas relacionadas aos estudos de jazz e música popular, aquelas que capazes de promover uma discussão no campo específico da análise textural. O capítulo apresenta ainda os softwares e procedimentos adotados em processos de transcrição que foram utilizados no estudo da peça de Norvo e Rogers. O quinto capítulo apresenta as análises musicais, em um primeiro momento, analisando individualmente cada uma das obras, e, em um segundo, cotejando os dois objetos a partir de uma abordagem comparatista||Abstract: This work consists of a musical analysis of Ebony Concerto (1945) and Igor (1946). The first piece, composed by Stravinsky, was dedicated to Woody Herman and his Orchestra. The second composition, by Red Norvo and Shorty Rogers, both musicians of Herman¿s big band, was conceived as an homage to Stravinsky. In this research we have adopted a methodology informed by studies in Comparative Literature. After an introduction, we list concepts and reflections focused on comparative studies and on the recent contributions of musicologists and musical analysts. We discuss the uses of the term "comparison" in the field of musical analysis, presenting the different meanings of the term in theoretical and analytical studies. The third chapter presents information on the creative processes of the two pieces, gathering contextual information to the analytical study. The fourth chapter presents tools used in this study: particularly, those of contextual nature, those related to jazz and popular music studies, and the ones used later in the textural analysis of both pieces. This chapter also presents the software and procedures adopted in transcription processes used in the study of Norvo and Rogers' work. In the fifth chapter we analyze both pieces, at first approaching the pieces from individual analyses, and, later, by examining the two works relationally from a comparative approach||Mestrado||Música, Teoria, Criação e Prática||Mestre em Música||88887.288592./2018-00||CAPES
Autor
Figueiredo, Mauricio, 1975-
Data
2019 | 2019-08-30T00:00:00Z | 2020-02-20T12:49:37Z | 2020-02-20T12:49:37Z
Identificador
FIGUEIREDO, Mauricio. Considerações analíticas sobre Ebony Concerto e Igor: uma abordagem comparativa. 2019. 1 recurso online (167 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/336110
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Herman, Woody, 1913-1987 | Stravinsky, Igor, 1882-1971 | Música - Análise, apreciação | Literatura comparada | Herman, Woody | Stravinsky, Igor | Music appreciation | Literature, Comparative
Tipo
DISSERTAÇÃO DIGITAL