-
Corpo, teatro e educação: saberes do corpo em movimento
- Voltar
Metadados
Descrição
The article is the result of research whose objective was to develop a pedagogical proposal for the teaching-learning of Theater in basic education, with a focus on the final years of elementary school. The teaching-learning of theater was proposed based on ideas of body, movement and education, in Klauss Vianna (2005), the notion of educational experience in Klauss Vianna, according to Alvarenga (2009), and the premise of the integrality of the body, which, in turn, is embedded in the world (KASTRUP, 2008). The pedagogical proposal is structured around body perception, experimentation with possibilities of movement and creation, focusing on individualities, the relationship between students, and between students and the context. The methodology for developing the research was qualitative and exploratory in nature, according to Gil (2010). It was understood that the pedagogical proposal presents itself as a possibility for
the teaching-learning of theater in basic education, from a perspective that values the student's autonomy and the adolescent's perception of themselves and the environment that surrounds them, their context and their life experiences.||O artigo resulta de uma pesquisa cujo objetivo foi desenvolver uma proposta pedagógica para o ensino-aprendizagem do componente curricular Arte/Teatro na educação básica, com um enfoque no 9º ano do Ensino Fundamental. Propôs-se o ensino-aprendizagem de teatro a partir de ideias de corpo, movimento e educação, em Klauss Vianna (2005), da noção de experiência educativa também em Klauss Vianna, conforme Alvarenga (2009), e da premissa da integralidade do corpo, que, por sua vez, está inserido no mundo (KASTRUP, 2008). A proposta pedagógica se estrutura em torno da percepção corporal, da experimentação de possibilidades de movimento e da criação, pautando as individualidades, a relação entre os estudantes, e destes com o contexto. A metodologia para o desenvolvimento da pesquisa foi de caráter qualitativo e exploratório, conforme Gil (2010). Compreendeu-se que a proposta pedagógica se apresenta como possibilidade para o ensino-aprendizagem de teatro na educação básica, em uma perspectiva que valoriza a autonomia do estudante e a percepção do adolescente de si mesmo e do meio que o circunda, seu contexto e suas experiências de vida.
Colaboradores
Gabriela Córdova Christófaro | http://lattes.cnpq.br/8683034218224159 | Arnaldo Leite Alvarenga | Maurílio Andrade Rocha | Tiago de Brito Cruvinel
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
William Francisco de Paulo
Data
2024-09-13T14:07:45Z | 2024-09-13T14:07:45Z | 2024-02-26
Formato
Identificador
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal de Minas Gerais | Brasil | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES | Programa de Pós-Graduação em Artes - Mestrado Profissional | UFMG
Relação
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Direitos autorais
Acesso Aberto | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
Fonte
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Assuntos
Ensino-aprendizagem | Abordagem somática | Teatro | Educação básica | Arte - Estudo e ensino | Teatro - Estudo e ensino | Movimento (Encenação) | Expressão corporal
Tipo
Dissertação