-
Cristo in concert : as inter-relações entre a música gospel e as vivências religiosas dos consumidores evangélicos no Brasil
- Voltar
Metadados
Descrição
Phenomena involving the areas of religion and music are increasingly present in
academic/scientific debates. In this sense, I set out to discuss the problem question that
guided the postulates of this thesis: What are the power relations exerted by gospel music on
its Brazilian evangelical consumers? As main theoretical assumptions, some of the concepts
expressed by Max Weber in his work The Protestant Ethic and the Spirit of Capitalism
(Weber, 2004) were taken as a basis. Weber's work is used as a comparative empirical
analysis between the Protestant of the past and the evangelical of today, in order to be able
to inter-relate his concepts with critical theories that involve the areas of the cultural industry
(Adorno, 1971), of the same In this way, the consumption processes generated by gospel
music currently in Brazil. Religious consumption takes on multiple dimensions, in an
abstract and integrated system, which directly incorporates current evangelical worship, and
is also linked to subjective experiences between cultural objects, their producers and
consumers. Therefore, the general objective of the research focuses on understanding the
main power relations exercised between gospel music and its evangelical consumers in
Brazil through virtual environments. This thesis is configured as a research report; and as
methodological procedures, data from the internet were used. The religious-musical
phenomenon of interest in this research comprises multiple subjects, in different
socioeconomic conditions, but which is restricted to a portion of Brazilian religious faith,
self-identified as an evangelical group. The empirical fields of research consist of three
different churches, with different doctrinal characteristics: Baptist Church, Assembly of God
Church and International Church of the Grace of God, in which online services have been
observed since the beginning of the pandemic caused by SARS-CoV-2; the social networks
of some Brazilian evangelical singers were also observed, among the most relevant at the
time; By the way, a discourse analysis was carried out in an interview published on YouTube
with a Brazilian evangelical singer; Finally, semi-structured interviews were carried out with
3 evangelical believers, in their different denominations. In general terms, gospel music in
Brazil goes beyond any musical style, it is also configured as a living organism, which moves
social and economic groups, creating a hybrid culture in Brazilian society. At the same time
that gospel music is a religious apparatus, it is also a marketing tool, which has influenced
evangelicals in their ways of being in the world, even having repercussions on political
aspects.||Nenhuma||Fenômenos que envolvem os âmbitos da religião e da música estão cada vez mais presentes
nos debates acadêmicos/científicos. Nessa direção, me propus a discutir a questão problema
que norteou os postulados desta tese: Quais as relações de poder exercidas pela música
gospel em seus consumidores evangélicos brasileiros? Como principais pressupostos
teóricos, foram tomados como base alguns dos conceitos externados por Max Weber em sua
obra A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo (Weber, 2004). A obra weberiana é
utilizada como análise empírica comparativa entre o protestante do passado com o
evangélico de hoje, para poder inter-relacionar, assim, os seus conceitos com as teorias
críticas que envolvem os âmbitos da Indústria cultural (Adorno,1971), da mesma maneira,
os processos de consumo gerados pela música gospel atualmente no Brasil. O consumo
religioso assume múltiplas dimensões, em um sistema abstrato e integrado, que incorpora
diretamente a adoração evangélica atual, e está também vinculado às experiências subjetivas
entre os objetos culturais, seus produtores e os consumidores. De tal forma, o objetivo geral
da pesquisa se concentra em compreender as principais relações de poder exercidas entre a
música gospel e seus consumidores evangélicos no Brasil através de ambientes virtuais. A
presente tese se configura como um relatório de pesquisa; e como procedimento
metodológico, foi utilizado dados oriundos da internet. O fenômeno religioso-musical de
interesse desta pesquisa compreende sujeitos múltiplos, em condições socioeconômicas
diversas, mas que se restringe a uma parcela de fé da religiosidade brasileira,
autodenominada como grupo evangélico. Os campos empíricos da pesquisa constituem-se
em três igrejas diferentes, com cunhos doutrinários distintos: Igreja Batista, Igreja
Assembleia De Deus e Igreja Internacional da Graça de Deus, em que foram observados
cultos on-line desde o início da pandemia ocasionada pela SARS-CoV-2; também foram
observadas as redes sociais de alguns cantores evangélicos brasileiros entre os mais
relevantes à época; a propósito, foi realizada uma análise de discurso em entrevista publicada
no YouTube com uma cantora evangélica brasileira; e por fim, foram realizadas entrevistas
semiestruturadas com 3 fiéis evangélicos, em suas diferentes denominações. Em linhas
gerais, a música gospel no Brasil vai para além de um estilo musical qualquer, se configura,
também, como um organismo vivo, que movimenta grupos sociais e econômicos, criando
uma cultura híbrida na sociedade brasileira. Ao mesmo tempo que a música gospel é um
aparato religioso, é também uma ferramenta mercadológica, que têm influenciado os
evangélicos em seus modos de ser e estar no mundo, repercutindo, inclusive, em aspectos
políticos.
Colaboradores
Messina, Marcello | http://lattes.cnpq.br/4292648170113228
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Costa, Máximo José da
Data
2024-11-12T13:55:36Z | 2024-09-19 | 2024-11-12T13:55:36Z | 2024-06-14
Formato
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal da Paraíba | Brasil | Música | Programa de Pós-Graduação em Música | UFPB
Relação
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Direitos autorais
Acesso aberto | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
Fonte
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Assuntos
Religião | Ética protestante | Indústria cultural | Música gospel | Consumo | Religion | Protestant ethics | Cultural industry | Gospel music | Consumption | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Tipo
Tese