Descrição
Esta pesquisa discute sobre questões do embate entre o moderno e o
contemporâneo, e tentará mostrar como o surgimento da instalação artística tornouse
um gênero essencial para as realizações dos artistas que trabalharam o conceito
da sound art. Nesse sentido, esta dissertação terá como recorte os movimentos que
tiveram grande dimensão nas décadas de 1950 até 1970, como o minimalismo, a
pop art, e particularmente, a música experimental. Portanto, nosso ponto de partida
começa com o surgimento da instalação artística, passando pelos pioneiros da
música experimental até chegar aos artistas contemporâneos que utilizam o som
como linguagem. Tratamos sobretudo do caráter histórico e panorâmico, visando
mostrar não apenas o processo de criação da sound art, mas o caminho no qual ela
percorreu, sua repercussão e sua relevância para arte contemporânea.||This research discusses the clash between the modern and the contemporary, and
will try to show how the emergence of the artistic installation becomes an essentially
genre of the achievements of artists who worked the concept of sound art. In this
sense, this dissertation will have at its core the movements that were at their peak in
the 1950s until 1970 , such as minimalism and pop art, and, particularly, experimental
music. So, our starting point is the emergence of the art installation, through the
pioneers of experimental music to reach the contemporary artists who use sound as
a language. We deal mainly with historical and scenic characters, aiming to show not
only the process creation of sound art, but the way in which it ran, its impact and its
relevance to contemporary art.||FAPES