-
Deslocamentos da dança contemporânea: por uma condição conceitual||Contemporary dance shifts: for a conceptual condition
- Voltar
Metadados
Descrição
Esta dissertação focaliza o diálogo entre dança contemporânea e artes visuais a partir dos anos 1990 e as novas configurações e discussões presentes nos trabalhos de criadores que transitam entre esses dois campos. Procura pensar a dança como arte contemporânea, indagando a si mesma sobre sua condição: o que a constrói e define nesses termos. As relações entre dança contemporânea e o conceitualismo são traçadas observando obras que, abandonando o formalismo e o puro exercício da estética, propõem-se a acrescentar algo em termos de concepção da arte e questionar sua própria natureza. Repensar as convenções da própria dança, o modelo de espetáculo, os espaços e formas de visibilidade são as principais questões investigadas. Especificamente, são abordados os trabalhos de Tino Sehgal (Londres, 1976- ), Wagner Schwartz (Volta Redonda, 1972- ) e a própria produção artística da autora para pensar essas relações, reivindicando uma condição conceitual da dança contemporânea nas obras próprias e nas dos artistas estudados. As desestabiliza-ções e fissuras que essa condição provoca são as ferramentas para potencializar e ampliar a visão da dança como arte contemporânea||This study focusses on the dialogue between contemporary dance and visual arts from the 1990s on, discussing the new configurations and debates proposed in works by artists who move through these two fields. Dance is thought over as contemporary art, asking itself on its condition, on what constructs and defines it. Relationships between contemporary dance and conceptualism are sketched by observing works that, having cast aside formalism and the sheer exercise of aesthetics, propose to add something in terms of art conception and inquire on their own nature. Main issues addressed here include rethinking dance s very conventions, models of show or presentations, spaces, and forms of visibility; they are discussed against the background of works by Tino Sehgal (born in Britain, 1976), Wagner Schwartz (born in Brazil, 1972) and the author s own production, pleading for a conceptual condition of their works in contemporary dance. The destabilization and fissures generated by such condition are taken as tools to strengthen and amplify the vision of dance as contemporary art||Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Colaboradores
Basbaum, Ricardo Roclaw | CPF:81246404753 | http://lattes.cnpq.br/2307960927958416 | Greiner, Christine | CPF:04439747809 | http://lattes.cnpq.br/8331762292364125 | Danziger, Leila Maria Brasil | CPF:87567130700 | http://lattes.cnpq.br/2054847883460812
Autor
Müller, Cláudia Góes
Data
2021-01-05T16:59:10Z | 2012-11-29 | 2012-04-17
Formato
Identificador
MÜLLER, Cláudia Góes. Deslocamentos da dança contemporânea: por uma condição conceitual. 2012. 93 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7452
Idioma
Provedor
Editor
Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Arte e Cultura Contemporânea | BR | UERJ | Programa de Pós-Graduação em Artes
Direitos autorais
Acesso Aberto
Assuntos
Dança moderna | Dança na arte | Arte moderna Séc. XXI | Schartz, Wagner Entrevistas | Sehgal, Tino Entrevistas | Dança contemporânea | Arte contemporânea | Conceitualismo | Contemporary dance | Contemporary art | Conceptualism | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Tipo
Dissertação