-
Desvelar a máscara = o método Boal na formação técnica ética e política de atores = Unveiling the mask: the Boal method in technical, ethics and politics actor’s training||Unveiling the mask : the Boal method in technical, ethics and politics actor’s training
- Voltar
Metadados
Descrição
Orientador: Ana Maria Rodriguez Costas||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Esta dissertação analisa o método desenvolvido pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal (1931-2009) para o treinamento de atores profissionais ou não profissionais. Boal compilou, criou e recriou uma série de exercícios e jogos teatrais com a intenção de capacitar atores a exercerem as linguagens que sistematizou em toda a Estética do Teatro do Oprimido. Norteada pela ideia de que é necessário que os homens recuperem suas capacidades sensíveis, abstraídas pelas mecanizações que o mundo contemporâneo nos impõe para que, assim, possa atuar não apenas no teatro, mas também no exercício da vida política, sua pedagogia enfatiza uma proposta de que cada praticante reflita sobre sua vida através da prática teatral e extrapole a cena ficcional cenicamente para o âmbito da realidade. A pedagogia do Teatro do Oprimido serviu de apoio para o processo de criação do grupo teatral "Honesta Cia. de Teatro", que se encontra em processo de montagem da Peça "Rádio Outubro" de autoria de Ossip Brik, Lilia Brik e Maiakovski. Em campo, a prática artística como pesquisa teve como enfoque a criação dos personagens por meio da construção de máscaras sociais, as quais, na concepção de Boal são figuras típicas e de caráter rígido. A partir de uma relação dialógica entre o suporte bibliográfico condutor e o estudo empírico com os atores da Honesta Cia de Teatro desenvolveram-se análises sobre as reverberações da pedagogia boalina no percurso de preparação cênica em um processo de criação artístico, visando ampliar as reflexões a respeito das contribuições do Teatro do Oprimido no processo formativo do ator na contemporaneidade||Abstract: This research aims to analyze the method developed by the Brazilian playwright Augusto Boal (1931-2009) to the actor¿s training whether professional or not. Boal compiled, created and recreated a series of exercises and theater games with the intention of enabling actors to exercise the language that systematized throughout the Aesthetics of the Oppressed Theatre. Guided by the idea that it is necessary that men recover their sensitive capacities, abstracted by mechanization that the contemporary world imposes us, so that, it can act not only in the theater but also in the exercise of political life, his pedagogy emphasizes a proposal that each practitioner reflects on his/her life through theatrical practice and extrapolates the fictional scene scenically into the realm of reality. The Pedagogy of the Theater of the Oppressed will support the creative process of the actors from Honesta Cia de Teatro, a brazilian theater group that is working on the dramaturgy of "Rádio Outubro" (October Radio) an Ossip Brik Lilia Brik and Mayakovski play. During the empirical research, the artistic practice as focused on the creation of the characters through the construction of social masks, which, in Boal's conception, are typical figures and of a rigid character. From a dialogical relationship between the conducting bibliographical support and the empirical study with the actors from Honesta Cia de Teatro, analyzes were developed on the reverberations of Boal¿s pedagogy in the course of the stage preparation on a process of artistic creation, aiming to broaden the reflections about the contributions from Theater of the Oppressed on the formative process of the actor in the contemporaneity||Mestrado||Artes da Cena||Mestra em Artes da Cena
Autor
Silva, Nathália Oliveira Góes e, 1988-
Data
2017 | 2017-07-28T00:00:00Z | 2018-09-02T11:34:38Z | 2018-09-02T11:34:38Z
Identificador
SILVA, Nathália Oliveira Góes e. Desvelar a máscara: o método Boal na formação técnica ética e política de atores = Unveiling the mask: the Boal method in technical, ethics and politics actor's training. 2017. 1 recurso online (172 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: . Acesso em: 2 set. 2018. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/325786
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Teatro do oprimido | Pedagogia teatral | Máscaras | Papel social | Theater of the opressed | Education of theater | Masks | Social role
Tipo
DISSERTAÇÃO DIGITAL