-
Dramaturgia do encontro : entre corpos e poéticas||The dramaturgy of the encounter : between bodies and poetics
- Voltar
Metadados
Descrição
Orientador: Ana Cristina Colla||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Esta pesquisa traz uma reflexão sobre a construção dramatúrgica do palhaço, tendo como base a investigação corporal e os conceitos de "dramaturgia do encontro" e "corpo relacional". Para explorar o tema, é partilhado o processo de elaboração de duas experiências cênicas com a palhaça Dona Gema ("Ítaca, uma vivência histórica", e "Verdade Ilusão"), que tiveram início em 2003 e 2006, respectivamente. Tratam-se de experiências dramatúrgicas de caráter processual e aberto, que circularam em cidades do Brasil, França, Argentina, Colômbia e Índia, em contextos diferentes, e foram se reconstruindo nessa diversidade; ou seja, embora apresentando uma estrutura central, continuaram se atualizando no momento do contato e troca com o público. Essas dramaturgias se constituem a partir do treinamento de improvisação e palhaço proposto na imbricação entre a coordenação motora e o estudo dos sistemas do corpo, recursos da educação somática. A reflexão parte de dados obtidos dos diários de bordo dos espetáculos e dos vídeos registrados na trajetória das apresentações. Paralelamente ao processo de elaboração de escrita do trabalho foram apresentados os espetáculos em um novo contexto, de modo a se buscar a imbricação de conteúdos teóricos com o exercício prático. Tendo como elemento teórico adotado o trabalho de Greiner (2005) ¿ para quem o corpo é uma resultante de cruzamentos entre ele e o ambiente ¿, as reflexões de Gil (2013) ¿ que desenvolve a ideia de que o espaço se reverte em corpo a partir da abertura do espaço corporal interno ¿ e a estética relacional de Bourriaud (2009) ¿ que destaca o artista como articulador de encontros e disparador inicial de diálogos ¿, o contexto de reflexão dos territórios de subjetividade criados no encontro foi trazido para o âmbito da experiência, numa abordagem em que os disparos de criação orbitam em torno do ato criativo como camadas relacionais, e não operam em uma hierarquia linear. Esmiuçar a dramaturgia do encontro composta nesse processo e a experiência da prática já vivida pode trazer reflexões sobre uma construção poética que abarque a singularidade do ator intérprete, acessando, de forma crítica, outros modos de se compor dramaturgias. Tendo em vista que a metodologia do estudo do movimento somático se configura com mais frequência na construção dramatúrgica da dança, aqui essa contribuição amplia o olhar sobre outros meios de composição da dramaturgia teatral||Abstract: This research brings up a reflection about the dramaturgical construction of the clown, based on body research and concepts of the "dramaturgy of the encounter" and "relational body." To explore this theme, we will share the creation process of two scenic experiences ("Ítaca, uma vivência histórica" and "Verdade Ilusão") featuring the clown Dona Gema, which started in 2003 and 2006 respectively. They are dramaturgical experiences with processual and opened nature, and circulated in cities of Brazil, France, Argentina, Colombia, and India in different contexts. They have been reconstructed within such diversity, that is, although presenting a central structure, they continued renewing at the moment of contact and sharing with the audience. These dramaturgies are constituted from the improvision and clown training proposed in the interweaving of the motor coordination, the studies of the body systems and the resources of the somatic education. Our reflection starts from data obtained from logbooks of shows and from videos recorded during the presentation trajectory. Paralel to the writing composition process of this paper, the plays were presented in new context in order to achieve the interweaving of the theoretical contents and the practical exercise. Our theoretical framework builds on the work of Greiner (2005), for whom the body is the result of the exchanges between itself and the environment, and the reflections of Gil (2013), who develops the idea that the space reverts into body from the opening of the internal corporal space, and it also embraces a relational aesthetics such as Bourriaud (2009) who highlights the artist as an articulator of encounters and a triggerer of dialogues. Thus, the reflection context of the territories of subjectivity created in the encounters were brought into the experience scenario, it is an approach in which the creative triggers orbit around the creative action as relational layers and they dont operate in a linear hyerarchy. Scrutinizing the dramaturgy of the encounter comprised in this process and the experience of the practice already experienced can bring reflections on a poetic construction which embraces the singularity of the interpret actor reaching other forms of dramaturgy composing in a critical way. Viewing that the study methodology of the somatic movement sets out more often in the dramaturgical construction of the dance, herein we contribute to widens the look on other means of the theatrical dramaturgy composition||Mestrado||Teatro, Dança e Performance||Mestra em Artes da Cena
Autor
Panzutti, Melissa Migueles, 1976-
Data
2017 | 2017-08-24T00:00:00Z | 2018-09-02T14:40:00Z | 2018-09-02T14:40:00Z
Identificador
PANZUTTI, Melissa Migueles. Dramaturgia do encontro: entre corpos e poéticas. 2017. 1 recurso online (121 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: . Acesso em: 2 set. 2018. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/330341
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Dramaturgia do corpo | Corpo como suporte da arte | Educação somática | Palhaços | Improvisação (Representação teatral) | Corpo - Representação teatral | Body dramaturgy | Body art | Somatic education | Clowns | Improvisation (Acting) | Body - Theatrical representation
Tipo
DISSERTAÇÃO DIGITAL