-
Ensino coletivo de violino à luz da pedagogia diferenciada : concepções teóricas e práticas a partir do curso de extensão da UFPB
- Voltar
Metadados
Descrição
Historically, Group Teaching of Musical Instrument (GTMI) has been practiced in Brazil
based on the simultaneous approach of teaching, which consists in leveling content and
activities through a common denominator. Thus, the group is understood as a single organism
that develops basically at the same pace through simultaneous activities carried out by the
students. However, a literature review over the last decade on GTMI in Brazil and Portugal
has shown that this methodology can have different teaching approaches other than the
conventional simultaneous approach. This means that, in the practical context, GTMI
methodology can also use non-simultaneous teaching approaches. These approaches are
related to the fields of Pedagogy and Music Education considering the different contexts in
which GTMI is presented. From this perspective, the concept of Differentiated Pedagogy
contributes to this research through a teaching concept which takes into account the student's
individuality, even when immersed in a group teaching context. This new concept has been
studied in Portugal and has shown positive results in improving students' comprehensive
education. The main question of this research is: What relationships can we establish between
the group violin teaching practices of the UFPB extension course in music: Children's
musicalization through the violin and viola and the principles of Differentiated Pedagogy?
The goals of this research are: 1) To review the current naming related to the pedagogical
practices of GTMI; 2) To identify the activities with simultaneous and non-simultaneous
approaches of teaching used at the extension course; 3) Correlate the non-simultaneous
approaches with the concept of Differentiated Pedagogy. To carry out this research, we
propose a case study with a qualitative approach of the music extension project of the
Department of Music - DEMUS/UFPB, entitled: Children's musicalization through the violin
and viola. As a form of data collection, the non-participant observation stage was carried out
through classes and then the full participant observation stage, in addition to the
semi-structured interview with the project teacher. As a result of the analysis, it was possible
to identify the use of non-simultaneous approaches in alternation to the simultaneous teaching
approach, and thus relate possible characteristics of Differentiated Pedagogy. The conclusion
of this research was that the difference in the students' learning pace was noticeable from the
very first semester of classes, mainly due to concentration and motor development, which is
why the ideal for group teaching is a balance between two parameters, the individual and the
group. Finally, the application of the principles of Differentiated Pedagogy in GTMI is
immersed in a positive context of innovation, of expanding the frontiers of knowledge in such
a way as to move us forward empirically and conceptually.||Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES||Historicamente, o Ensino Coletivo de Instrumento Musical (ECIM) é praticado no Brasil
tendo como base a abordagem simultânea de ensino. Esse sistema consiste em ensinar um
grupo de alunos buscando nivelar os conteúdos e atividades através de um denominador
comum do grupo. Assim, o grupo é entendido como um organismo único que se desenvolve
praticamente no mesmo ritmo por meio de atividades simultâneas realizadas pelos alunos. No
entanto, a revisão de literatura na última década sobre o ECIM no Brasil e em Portugal
mostrou que essa metodologia pode apresentar abordagens de ensino diferentes do modelo
simultâneo convencional. Ou seja: no contexto prático, a metodologia de ECIM também pode
utilizar abordagens não-simultâneas de ensino. Essas abordagens de ensino se relacionam
com os conhecimentos do campo da Pedagogia e da Educação Musical considerando o ECIM
em diversos contextos apresentados. Dessa forma, o conceito da Pedagogia Diferenciada
contribui nessa pesquisa através de um ensino que contempla o aluno em sua individualidade
mesmo imerso em um contexto de ensino coletivo. Esse novo conceito vem sendo estudado
em Portugal, apontando resultados positivos na melhoria da formação integral dos alunos. A
presente pesquisa tem como principal questão: Que relações podemos estabelecer entre as
práticas de ensino coletivo de violino e os princípios da Pedagogia Diferenciada a partir do
curso de extensão em música do DEMUS/UFPB: Musicalização infantil através do violino e
da viola? A presente pesquisa tem como objetivo geral investigar a correlação entre os
princípios da Pedagogia Diferenciada e as práticas de ensino coletivo de violino no curso de
extensão do DEMUS/UFPB: Musicalização infantil através do violino e da viola. Os
objetivos específicos são: 1) Revisar as nomenclaturas vigentes em relação às práticas
pedagógicas do Ensino Coletivo de Instrumento Musical (ECIM); 2) Identificar as atividades
com abordagens simultâneas e não-simultâneas de ensino utilizadas no curso de extensão; 3)
Correlacionar as abordagens não-simultâneas e o conceito da Pedagogia Diferenciada. Para a
realização dessa pesquisa é proposto um estudo de caso de abordagem qualitativa do projeto
de extensão em música do Departamento de Música (DEMUS/UFPB), intitulado:
Musicalização infantil através do violino e da viola. Como forma de coleta de dados foram
realizadas, através das aulas, a etapa da observação não participante, e em seguida, a etapa da
observação participante completa, além da aplicação da entrevista semiestruturada com a
professora do projeto. Como resultado das análises foi possível identificar a utilização de
abordagens não-simultâneas em alternância à abordagem simultânea de ensino e relacioná-las
com algumas características da Pedagogia Diferenciada. A conclusão dessa pesquisa apontou
que a diferença no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos foi percebida logo no
primeiro semestre de aulas. Portanto, o ideal para o ensino coletivo é o equilíbrio entre dois
parâmetros, o indivíduo e o grupo. Por fim, percebe-se que a aplicação dos princípios da
Pedagogia Diferenciada no ECIM se encontra imerso em um contexto positivo de inovação e
de ampliação das fronteiras do conhecimento.
Colaboradores
Bujes, Paula Farias | http://lattes.cnpq.br/4350825731514394 | Ying, Liu Man | http://lattes.cnpq.br/6655291452305409
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Gama, Andreza Siqueira
Data
2024-08-27T18:19:29Z | 2024-03-20 | 2024-08-27T18:19:29Z | 2023-11-27
Formato
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal da Paraíba | Brasil | Música | Programa de Pós-Graduação em Música | UFPB
Relação
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Direitos autorais
Acesso aberto | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
Fonte
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Assuntos
Violino - Ensino coletivo | Instrumento musical - Ensino coletivo | Pedagogia diferenciada - Estratégias didáticas | GTMI | Non-simultaneous approach | Violin | Teaching strategies | Differentiated pedagogy | Group teaching of violin | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Tipo
Dissertação