-
Ensino e performance musical em rede: soluções open source para a prática instrumental e vocal remotos
- Voltar
Metadados
Descrição
The knowledge, development and use of technological tools as a support for musical performance and teaching activities are increasingly necessary, both for the optimization of performance preparation processes and for the geographic expansion and democratization of music teaching. In this work we will address the possibilities of networked music in teaching and musical performances, presenting Jack and JackTrip software as free solutions. In the development of the artifact following the DSR methodology, a systematic survey of the literature on network music and the use of JackTrip was carried out, with which we were able to identify the classes of problems and how the creation of the artifact would be relevant to the community involved. In order to validate the artifact, we carried out instruction and practical tests of the Jack and JackTrip tools with geographically distributed musicians and music teachers, having a 100MB home network as the main server. With real-time communication, it is possible for the teacher to play exercises and listen to the student synchronously, perform collective rehearsals between voices and instruments and have a real perception of the sound made by the student in terms of dynamics and other points of performance.||O conhecimento, desenvolvimento e utilização de ferramentas tecnológicas como suporte para atividades de performance e ensino musicais mostram-se cada vez mais necessários, tanto para a otimização dos processos de preparação performáticos, quanto para a ampliação e democratização geográfica do ensino de música. Neste trabalho abordaremos as possibilidades da música em rede no ensino e performances musicais, apresentando como soluções gratuitas os softwares Jack e JackTrip. No desenvolvimento do artefato seguindo a metodologia DSR, foi realizado um levantamento sistemático da literatura sobre música em rede e o uso do JackTrip, com o qual pudemos identificar as classes de problemas e como a criação do artefato seria relevante para a comunidade envolvida. Para validarmos o artefato, realizamos a instrução e testes práticos das ferramentas Jack e JackTrip com músicos e professores de música geograficamente distribuídos, tendo como servidor principal uma rede doméstica de 100MB. Com a comunicação em tempo real, é possível ao professor tocar exercícios e ouvir ao aluno de forma síncrona, realizar ensaios coletivos entre vozes e instrumentos e ter a percepção real do som realizado pelo aluno quanto a dinâmicas e outros pontos de performance.
Colaboradores
Ferreira, Alexandre Magno e Silva | http://lattes.cnpq.br/5336146660627915 | Batista, Carlos Eduardo Coelho Freire | http://lattes.cnpq.br/8415439327232902
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Silva, Merlia Helen Faustino da
Data
2024-07-31T13:24:16Z | 2023-08-07 | 2024-07-31T13:24:16Z | 2023-06-14
Formato
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal da Paraíba | Brasil | Informática | Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes | UFPB
Relação
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Direitos autorais
Acesso aberto | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
Fonte
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Assuntos
Arte computacional | Música em rede | Performance musical | Ensino de música | JackTrip | Network music | Computing | JACK | Music performance | Music teaching | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Tipo
Dissertação