-
Entre escolhas = o processo criativo e a poética fotográfica de Otto Stupakoff = Among choices: the creative process and the photographic poetics of Otto Stupakoff||Among choices : the creative process and the photographic poetics of Otto Stupakoff
- Voltar
Metadados
Descrição
Orientador: Edson do Prado Pfützenreuter||Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: A tese tem como objetivo central estudar a obra do fotógrafo brasileiro Otto Stupakoff (1935 - 2009) evidenciando aspectos de sua poética fotográfica e do seu projeto poético. O estudo aqui proposto auxilia a refletir sobre a produção de um fotógrafo complexo, cuja obra dialoga com várias vertentes fotográficas. Discute-se também a autonomia por ele demonstrada em suas produções, bem como aspectos subjetivos e objetivos presentes na sua obra fotográfica, suas habilidades, referências e processo de criação. A fonte principal da pesquisa é o material fotográfico repassado pelo fotógrafo ao Instituto Moreira Salles em 2008, tendo como corpus de análise basilar um conjunto de sequências fotográficas dispostas em duas caixas - Caixa 1 e Caixa 2 - organizadas pelo próprio Stupakoff. Pelo âmbito da escolha pessoal em como organizar e preferenciar seu material antes de repassá-lo a uma instituição de salvaguarda, o fotógrafo demonstrou seu olhar frente ao próprio trabalho. A sistematização das caixas feita pelo próprio autor também possibilitou a realização de inferências sobre o seu processo criativo. Além disso, as folhas de contato, oriundas dos materiais contidos nessas duas caixas, foram vistas como documentos de processo que possibilitam o estudo e a análise do percurso criativo do fotógrafo. Para debater sobre uma poética fotográfica de Stupakoff, essas folhas de contato, assim como outros materiais auxiliares (entrevistas, cartas, textos), foram analisados sob a luz da crítica de processo de criação, apoiando-se também em teorias específicas para compreensão mais aprofundada do percurso de criação deste objeto específico (a fotografia). A metodologia de análise adotada foi a de um movimento de aproximação do objeto, no qual realizou-se tanto recortes pontuais quanto visões mais amplas, considerando o uso da teoria semiótica peirceana como norte analítico. Foi possível identificar, na obra de Stupakoff, a tendência à captura de certa naturalidade, expressa no uso de luz natural, cenários externos e objetivas que se aproximam da percepção do olhar humano; ainda, identificou-se a constância do gosto pelo feminino, o trato com o puer aeternus e a investigação do registro do ser humano. Outros elementos também puderam ser reconhecidos: valorização da perspectiva e tridimensionalidade do espaço, uso de cenários do cotidiano, preferência por planos mais abertos, valorização dos detalhes na composição, propensão em repetir o registro do motivo com pequenas variações e realce de texturas e padronagens. Durante toda a carreira de Stupakoff permaneceram - em seus editoriais de moda, retratos, registros de rua e de viagens - a simplicidade e a preocupação em retratar o humano para além da superfície. Justifica-se dessa forma a promoção da reflexão sobre a memória e arquivos fotográficos tendo Otto Stupakoff, um fotógrafo de relevância na fotografia brasileira e mundial do século XX, como objeto de estudo. Como resultado, esta tese procurou contribuir para uma melhor compreensão dos processos criativos na fotografia a partir da perspectiva de uma poética fotográfica de Stupakoff||Abstract: The thesis aims to study the work of the Brazilian photographer Otto Stupakoff (1935 - 2009), highlighting aspects of his photographic poetics and his poetic project. The study proposed here helps to reflect on the production of a complex photographer whose work dialogues with several photographic aspects. It also discusses the autonomy he demonstrated in his productions, as well as subjective and objective aspects present in his photographic work, his skills, references and creation process. The main source of the research is the photographic material passed on by the photographer to Instituto Moreira Salles in 2008. The main corpus of the analyses is a set of photographic sequences arranged in two boxes - Box 1 and Box 2 - organized by Stupakoff himself. Through his personal choices concerning how to organize and hierarchize his material before passing it on to a safeguard institution, the photographer showed his perception on his own work. The author¿s own systematization of the boxes also allows us to infer on his creative process. In addition, the contact sheets, derived from the materials contained in these two boxes, were seen as process documents that allow the study and analysis of the creative journey of the photographer. In order to discuss Stupakoff's photographic poetics, these contact sheets, as well as other auxiliary materials (interviews, letters, texts), were analyzed in the light of the creation process criticism, also relying on specific theories for a deeper understanding of the creation of such specific object (the photograph). The analytical methodology adopted here was that of a movement towards the object, in which specific samplings and more general outlooks were presented considering the use of Peircean semiotic theory as an analytical guidance. It was possible to identify, in Stupakoff's work, the tendency to capture a certain naturalness, expressed in the use of natural light, external scenarios, and photographic lens that approach the perception of the human eye; still, the constancy of his taste for the feminine, his dealing with the puer aeternus and investigation of the registry of human beings were identified. Other elements could also be recognized: appreciation of perspective and spatial three-dimensionality, use of daily scenarios, preference for open plans, valuation of details in composition, propensity to repeat the registration of the motif with slight variations, and enhancement of textures and patterns. Throughout Stupakoff's career - fashion editorials, portraits, street and travel records - simplicity, and concern with portraying the human beyond the surface were present. Thus, a reflection on memory and photographic archives is justified, with Otto Stupakoff, a relevant photographer in Brazilian and world 20th century photography, as an object of study. As a result, this thesis aimed to contribute to a better understanding of the creative processes in photography from the perspective of Stupakoff¿s photographic poetics||Doutorado||Artes Visuais||Doutora em Artes Visuais
Autor
Spineli, Patricia Kiss, 1980-
Data
2017 | 2017-12-07T00:00:00Z | 2018-09-03T02:50:22Z | 2018-09-03T02:50:22Z
Identificador
SPINELI, Patricia Kiss. Entre escolhas: o processo criativo e a poética fotográfica de Otto Stupakoff = Among choices: the creative process and the photographic poetics of Otto Stupakoff. 2017. 1 recurso online (376 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: . Acesso em: 2 set. 2018. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/330884
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Stupakoff, Otto, 1935-2009 | Fotografia | Processo criativo | Poética | Semiótica | Stupakoff, Otto, 1935-2009 | Photography | Creative process | Poetics | Semiotics
Tipo
TESE DIGITAL