-
Esmaltes cerâmicos de cinza: um dispositivo relacional como possibilidade de reconexão ser humano/natureza por meio da arte
- Voltar
Metadados
Descrição
This research’s theme is the creation of production processes for ceramic glazes based on vegetable ashes and proposes the investigation of these processes from the concept of relational device (BOURRIAUD, 2009; HOLMES, 2006), generating meetings of people for the exchange of knowledge and the meeting of the work of art with the spectator. The covid-19 syndemic, already in course before my admission at the master’s degree, led to reflection on the need to develop new ecological, micropolitical and microsocial practices, associated with aesthetic practices. In this scenario, the theme proved to be significant, as it corroborated to the importance of ecosophic practices in the ecological records of the environment, in social relations and in human subjectivity (GUATTARI, 1990). Therefore, the research presents wild clay collection practices and the use of ashes as a way of reusing waste. The author discusses the context of the territory she starts to inhabit, which has become her home and studio, and seeks to show that, through the relationship between this territory and ceramic art, it is possible to become enchanted (KINCELER, 2008) and establish a reconnection with the nature cycles. The trajectory is described from the encounter with ceramic art and collaborative processes until entering the PostGraduate Program in Visual Arts (PPGAV) at the Federal University of Pelotas (UFPel). Cartography, autobiography – with an emphasis on autoethnography – and bibliographical research were used as methodological support, which complemented each other during the research. To think about the collection of materials used in this research, the artistic process is presented with the concept of gleaning (VARDA, 2000) of vegetable ashes and wild clay from the perspective of visual culture (LODDI; MARTINS, 2009). Fire is considered a key element in the process, which also highlights the need to reconnect human beings with the cosmos, interweaving ceramics and wabi-sabi aesthetics (IKISHI, 2018; KEMPTON, 2018; KOREN, 2019; SAINT CLAIR; RIBEIRO, 2016) with spirituality. Some of the author’s individual artistic productions and collective productions are presented, such as the poetic proposition Shares (Compartilhamentos, originally), accompanied by the concept of “thing” (INGOLD, 2015).||Sem bolsa||Esta pesquisa tem como tema a criação de processos de produção de esmaltes cerâmicos à base de
cinzas de vegetais e propõe a investigação desses processos a partir do conceito de dispositivo relacional (BOURRIAUD, 2009; HOLMES, 2006), gerando encontros de pessoas para a troca de saberes e o encontro da obra de arte com o espectador. A sindemia da covid-19, presente desde antes do ingresso no mestrado, fez refletir sobre a necessidade de desenvolver novas práticas ecológicas, micropolíticas e microssociais, associadas às práticas estéticas. Nesse cenário, o tema mostrou-se significativo, pois corroborou a importância de práticas ecosóficas nos registros ecológicos do meio ambiente, nas relações sociais e na subjetividade humana (GUATTARI, 1990). Sendo assim, a pesquisa apresenta práticas de coleta de barro selvagem e uso das cinzas como forma de reaproveitamento de um resíduo. A autora discorre sobre o contexto do território que passa a habitar, que se tornou seu lar e ateliê, e procura mostrar que, por meio da relação desse território e da arte cerâmica, é possível nos encantarmos (KINCELER, 2008) e estabelecer uma reconexão com os ciclos da natureza. A trajetória é descrita desde o encontro com a arte cerâmica e com os processos colaborativos até o ingresso no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Foram utilizadas como suporte metodológico a cartografia, a autobiografia – com ênfase na autoetnografia –, e a pesquisa bibliográfica, que se complementaram no decorrer da pesquisa. Para pensar sobre a coleta dos materiais utilizados nesta pesquisa, o processo artístico é apresentado com o conceito de respigagem (VARDA, 2000) das cinzas vegetais e do barro selvagem sob a perspectiva da cultura visual (LODDI; MARTINS, 2009). O fogo é considerado como um elemento determinante no processo, que também ressalta a necessidade de reconexão do ser humano com o cosmos, fazendo um entrelaçamento da cerâmica e da estética wabisabi (IKISHI, 2018; KEMPTON, 2018; KOREN, 2019; SAINT CLAIR; RIBEIRO, 2016) com a espiritualidade. São apresentadas algumas das produções artísticas individuais da autora e produções coletivas, como a proposição poética Compartilhamentos, acompanhada do conceito de “coisa” (INGOLD, 2015).
Colaboradores
http://lattes.cnpq.br/4269058747492892 | http://lattes.cnpq.br/1188602959337493 | Pohlmann, Angela Raffin
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Marques, Angélica de Sousa
Data
2023-05-24T15:07:45Z | 2023-05-24T15:07:45Z | 2023-03-30
Formato
Identificador
MARQUES, Angélica de Sousa. Esmaltes cerâmicos de cinza: um dispositivo relacional como possibilidade de reconexão ser humano/natureza por meio da arte. 2023. 235 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9472
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal de Pelotas | Centro de Artes | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | UFPel | Brasil
Relação
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Direitos autorais
OpenAccess
Fonte
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Assuntos
Cerâmica | Esmaltes de cinza | Dispositivo relacional | Arte colaborativa | Respigagem | Ceramics | Ash glazes | Relational device | Collaborative art | Gleaners | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Tipo
masterThesis