-
Etnias nas Bienais de São Paulo = deslocamentos de um tema nas obras de Adriana Varejão e Maria Bonomi = Ethnics at São Paulo Biennial’s: displacements of a theme in the works of Adriana Varejão e Maria Bonomi||Ethnics at São Paulo Biennial’s : displacements of a theme in the works of Adriana Varejão e Maria Bonomi
- Voltar
Metadados
Descrição
Orientador: Maria José de Azevedo Marcondes||Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: A tese que se apresenta insere um estudo da temática das "etnias" nas artes no Brasil a partir da égide das bienais de São Paulo e, fora das bienais, analisa os deslocamentos artísticos de trabalhos emblemáticos como projeto Polvo, de Adriana Varejão, e Etnias - Do Primeiro e Sempre Brasil, de Maria Bonomi. Situa com brevidade a inserção de "etnias" no contexto da arte brasileira a partir do século XX e aponta o delineamento da temática com as contribuições da fortuna crítica de alguns historiadores, antropólogos e sociólogos que participaram da legitimação do tema nas artes do Brasil, sobretudo, a partir da década de 1950. Neste processo, estabelece-se o papel das bienais de São Paulo no contexto da descoberta e valorização do percurso de alguns artistas que têm tratado o tema com pioneirismo, como Brecheret, Carybé, Livio Abramo, Claudia Andujar, Lygia Pape e Anna Bella Geiger, dentre outros. No presente trabalho, encontra-se o envolvimento de Maria Bonomi com outros artistas que vêm legitimando o tema "etnias", com destaque para as suas curadorias e para seu trabalho de arte para a cidade Etnias - Do Primeiro e Sempre Brasil e, por fim, a tese sustenta a importância do tratamento da arte de Adriana Varejão nas discussões das questões de "etnicidade na arte" através de jogos metalinguísticos que se encontram na transitoriedade do Barroco ancestral com o Barroco brasileiro e com diversas contaminações da Arte Conceitual||Abstract: The thesis presented here includes a study of the theme of "ethnics" in the arts in Brazil from the aegis of the Biennials of São Paulo and outside the biennials, analyzes the artistic displacements of emblematic works such as: Project Polvo by Adriana Varejão and Etnias. From the first and always Brazil, by Maria Bonomi. It briefly states the insertion of "ethnicities" in the context of Brazilian art from the twentieth century and points out the thematic design with the contributions of the critical fortune of some historians, anthropologists and sociologists who participated in the legitimization of the theme in the arts of Brazil, especially , from the 1950¿s, and in this process establishes the role of the Biennials of São Paulo in the context of the discovery and valorization of the path of some artists who have treated the theme with a pioneering theme such as: Brecheret, Carybé, Livio Abramo, Claudia Andujar, Lygia Pape and Anna Bella Geiger, among others. There is the involvement of Maria Bonomi with the artists who have been legitimizing the theme, highlighting her curatorships and her art work for the city, Etnias. From the first and always Brazil, and, finally, the thesis, sustains the importance from the treatment of the art of Adriana Varejão in the discussions of the questions of "ethnicity in art" through metalinguistic games that are in the transitoriness of the ancestral Baroque with the Brazilian Baroque and with several contaminations of Conceptual Art||Doutorado||Artes Visuais||Doutora em Artes||CAPES
Autor
Nhedo, Marcela Matos, 1972-
Data
2018 | 2018-01-31T00:00:00Z | 2018-09-03T12:15:14Z | 2018-09-03T12:15:14Z
Identificador
NHEDO, Marcela Matos. Etnias nas Bienais de São Paulo: deslocamentos de um tema nas obras de Adriana Varejão e Maria Bonomi = Ethnics at São Paulo Biennial's: displacements of a theme in the works of Adriana Varejão e Maria Bonomi. 2018. 1 recurso online (318 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: . Acesso em: 3 set. 2018. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/331312
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Bonomi, Maria, 1935- | Varejão, Adriana, 1964- | Fundação Bienal de São Paulo | Arte moderna | Arte contemporânea - Séc. XXI | Multiculturalismo na arte | Bonomi, Maria, 1935- | Varejão, Adriana, 1964- | Bienal de São Paulo | Art, Modern | Contemporary art - 21th Century | Multiculturalism in art
Tipo
TESE DIGITAL