-
Excertos orquestrais para violino: sua utilização enquanto material de desenvolvimento técnico e suas implicações no cotidiano musical
- Voltar
Metadados
Descrição
This research began with my own questions regarding the practice of orchestral
excerpts during my academic training. From the difficulties experienced due to the lack
of contact with this repertoire during my musical training, I’ve became interested in better
understanding the universe of orchestral repertoire for the violin and its technical
requirements. Given that orchestral excerpts are indispensable materials for evaluating
violinists in various occasions, such as orchestral auditions as well as auditions for music
festivals. To better understand the context of violin teaching in today’s world, a historical
approach was taken on its teaching, going through violin schools and the main methods
that emerged over the centuries, based on the concept established by Bosisio (1996). With
this understanding, we observed works such as the doctoral thesis by Brandolino (1997)
and Chang (2014) to propose a student approach to the practice of orchestral excerpts as
an alternative to bring violin students closer to this literature during their bachelor's
degree in music. Hence, the thesis proposes that it is possible to bring the student closer
to the practice of excerpts, even in an introductory way, apart if there is a specific class
in the university curriculum, through its use as technical application material in a similar
way and associated with the etudies methods traditionally used. For this purpose, we have
compared the technical aspects discussed in current methods, such as I. Galamian (1962)
and C. Flesch (1987) with those that appear in the excerpts, in order to draw a parallel
between them. Therefore, we defend the thesis that orchestral excerpts can be applied as
a method of applied technique for the violin teaching.||Nenhuma||Esta pesquisa teve início a partir dos meus próprios questionamentos a respeito
da prática de excertos orquestrais durante minha formação acadêmica. Diante das
dificuldades vivenciadas pela ausência de contato com esse repertório durante minha
formação musical, surgiu o interesse em melhor compreender o universo do repertório
orquestral para violino e seus requisitos técnicos, visto que os excertos orquestrais são
materiais indispensáveis para avaliação de violinistas em diversas ocasiões, a exemplo de
audições orquestrais e seleções para festivais de música. Para entender o contexto do
ensino do violino na academia nos dias atuais, foi feita uma abordagem histórica sobre o
seu ensino, passando pelas escolas de violino e seus métodos que surgiram ao longo dos
séculos, a partir do conceito de escola estabelecido por Bosisio (1996). Com esse
entendimento, buscamos propor uma alternativa para aproximar o estudante de violino da
prática dos excertos orquestrais durante sua formação no bacharelado em música. Neste
sentido, observamos trabalhos como a tese de doutorado de Brandolino (1997) e Chang
(2014) para propor uma aproximação do estudante à prática de excertos orquestrais, ainda
que de forma introdutória, independentemente de haver no currículo uma disciplina
dedicada, através de sua utilização como material de aplicação técnica de maneira similar
e associada aos métodos de estudos tradicionalmente utilizados. Para isso, comparamos
os aspectos técnicos trabalhados nos métodos vigentes, tais como I. Galamian (1962) e
C. Flesch (1987) com os que aparecem nos excertos, a fim de traçar um paralelo entre
eles. Dessa forma, vamos defender a tese de que os excertos orquestrais podem ser
utilizados como método de técnica aplicada para o ensino do violino.
Colaboradores
Alvarenga, Hermes Cuzzuol | http://lattes.cnpq.br/0853107595289408
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Lôbo, Rodrigo de Almeida Eloy
Data
2024-09-11T17:37:35Z | 2024-03-25 | 2024-09-11T17:37:35Z | 2024-02-23
Formato
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal da Paraíba | Brasil | Música | Programa de Pós-Graduação em Música | UFPB
Relação
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Direitos autorais
Acesso aberto | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
Fonte
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Assuntos
Violino - Técnica básica | Excerto orquestral | Audições orquestrais | Pedagogia do violino | Modelo de ensino conservatorial | Violin - Basic technique | Orchestral excerpt | Orchestral auditions | Violin pedagogy | Conservatorial teaching model | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Tipo
Tese