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Hélio Oiticica: só me interesso pelo que não é meu||Hélio Oiticica: only care for what is not mine
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Metadados
Descrição
A obra de Hélio Oiticica põe em questão o estatuto, as instituições, as fronteiras e a relação da arte com à politica, do neocroncretismo ayté a arte ambiental, passando pelas conexões com a antiarte e a arte conceitual. O campo de análise se concentra no período em que Hélio Oiticica se envolve com a comunidade da Mangueira, no Rio de Janeiro, anos 1960 e 1970. Esta dissertação se propõe a analisar as intervenções e as propostas de Hélio Oiticica do ponto de vista dos processos sociais que lhe animam e são reconfigurados no ânimo da produção de subjetividade. Assume como enfoque uma transição das práticas e processos artísticos entre o marco da modernidade e da pós-modernidade, que tem consequências diferentes matrizes de produção social, economia do desejo e formas de organização política. Em especial, sob o ponto de vista da resistência, é aprofundada a diferença conceitual entre uma arte voltada à afirmação de identidades e à emancipação, em relação ao marco pós-moderno dos processos de singularização e diferenciação constituinte||In the word of brazilian artist Helio Oiticica, there is a systematic questioning of art pratices, conditions, limitations and connections, concerning its relations to politics, both in the micropolitical level and institutional frame. This research goes from Brazilian art movement of Neoconcretism to the holistic Environmental Art, and also through a (briefly discussed) journey upon Antiart and Conceptual Art. My analysis focuses Mangueira s favela community imbrications, where Helio Oiticica did much experimentation along the sixties and seventies. I endeavor to address social processes that animate and reconstruct, from conceptual point of view, his Works in relation to subjectivity production.It assumes as its central point a certain periodization, from modern matrices of art process to post-modern, in the sense established by Brazilian art critic Mario Pedrosa. Specially, under the light of resistance, I wish to examine how Helio Oiticica, both in his writings and his actual Works, he strives to radicalize differentiation and singularisation processes within artistic, political and social interwoven matrices of poor communities in Brazil||Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Colaboradores
Gueron, Rodrigo | CPF:00026231700 | http://lattes.cnpq.br/7403941651097693 | Oliveira, Luiz Sérgio da Cruz de | CPF:36361615715 | http://lattes.cnpq.br/8428410835702358 | Cruz, Jorge Luiz | CPF:36323845768 | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781261Z1&dataRevisao=null | Vasconcellos, Jorge Luiz Rocha de | CPF:84652349734 | http://lattes.cnpq.br/8875730278638101
Autor
Kepler, Paula ávila
Data
2021-01-05T17:00:37Z | 2015-05-28 | 2012-04-20
Formato
Identificador
KEPLER, Paula ávila. Hélio Oiticica: só me interesso pelo que não é meu. 2012. 93 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7519
Idioma
Provedor
Editor
Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Arte e Cultura Contemporânea | BR | UERJ | Programa de Pós-Graduação em Artes
Direitos autorais
Acesso Aberto
Assuntos
Hélio Oiticica e Mangueira | Tropicalismo | Neoconcreto | Arte conceitual | Arte ambiental | Parangolé | Antiarte | Vanguarda | Subjetividade | Identidade | Singularidade | Oiticica, Hélio, 1937-1980 | Arte concreta | Identidade social na arte | Vanguarda (Estética) | Pós-modernismo | Mangueira favela | Tropicalism | Neoconcretism | Conceptual Art | Environmental Art | Antiart | Avant-Garde | Subjectivity | Identity | Singularity | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::CRITICA DA ARTE
Tipo
Dissertação