-
Narrativas visuais de sí: o livro de artista como mediador do imaginário
- Voltar
Metadados
Descrição
This dissertation started from a desire to continue with the research from the monograph defended in 2018, as well as to deepen the power of the artist’s book as mediator f the imaginary. It is a qualitative research, with a socio-phenomenological nature, guided by the principles of experimental formation (JOSSO, 2004) and the theories of the imaginary (DURAND, 2010), in wich the artist’s book is available as a priviled support for to visualize the creative power of the imaginary through verbal and non-verbal narratives. The research starts from the question: Could the artist’s book help in understanding who we are and how we act collectively through visual narratives linked to theories of the imaginary? (SILVA, 2006) through the data collected during the creation of a continuing education course entitled “What is to be a teacher? Making the imaginary visible in artist’s books”. This research had financial support from the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), wich encourages the continuity of this research.||Esta dissertação partiu de um desejo de continuar com a pesquisa oriunda da monografia defendida em 2018, assim como aprofundar a potência do livro de artista como mediador do imaginário. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com cunho sociofenomenológico, norteada pelos princípios de formação experiencial (JOSSO, 2004) e das teorias do Imaginário (DURAND, 2010), na qual o livro de artista está caracterizado como um suporte privilegiado para visibilizar a potência criadora do imaginário através de narrativas verbais e não verbais. O estudo parte do questionamento: Poderia o livro de artista auxiliar na compreensão sobre quem somos e como atuamos coletivamente através de narrativas visuais atreladas às teorias do Imaginário? Dessa forma, busca-se investigar a potência narrativa do livro de artista como uma tecnologia do imaginário (SILVA, 2006) a partir dos dados angariados durante a criação de um curso de formação continuada intitulado “O que é ser professor? Visibilizando o imaginário em livros de artista”. Esta pesquisa possuiu apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a qual incentiva a continuidade desta pesquisa.
Colaboradores
http://lattes.cnpq.br/3190948641712162 | http://lattes.cnpq.br/4898554772122279 | Brandão, Cláudia Mariza Mattos
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Costa, Ítalo Franco
Data
2021-01-15T21:09:25Z | 2020-01-14 | 2021-01-15T21:09:25Z | 2020-10-30
Formato
Identificador
COSTA, Ítalo Franco. Narrativas visuais de si: o livro de artista como mediador do imaginário. 2020. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6868
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal de Pelotas | Centro de Artes | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | UFPel | Brasil
Relação
COSTA, Ítalo Franco. Narrativas visuais de si: o livro de artista como mediador do imaginário. 2020. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. COSTA, Ítalo Franco. Narrativas visuais de si: o livro de artista como mediador do imaginário. 2020. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. | COSTA, Ítalo Franco. Narrativas visuais de si: o livro de artista como mediador do imaginário. 2020. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.
Direitos autorais
OpenAccess
Fonte
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Assuntos
Artes Visuais | Livro de Artista | Imaginário | Pedagogia do olhar simbólico | Educação | Visual Arts | Artist’s Book | Imaginary | Pedagogy of the Symbolic Look | Education | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Tipo
masterThesis