-
Navegâncias autoficcionais: rotas para uma abordagem em o real e o ficcional na cena
- Voltar
Metadados
Descrição
This work is formed by two layers, the first, destined to discursive and reflective processes on
autofiction. The second, a poetic layer that crosses the first, reorganizing and shifting the eyes to the
very act of my being/doing researcher/research. This research aims to investigate autofiction in
theatre, perceiving its trajectory from literature, where the term was coined by Serge Doubrovysk in
1977, until reaching the field of the Performing Arts, with the perspective of identifying structures
that facilitate the recognition of these productions. To make an analysis of this type of autoficcional
production, two routes were created that form this experience of my navegancias to perceive the
relationships of nominal referentiality, fictionalization as models of real events and a non-narcissistic
approach of the self. The first route is associated with the origin of the term autofiction in the
literature and, later, the use of the term in the theater. The second one turn to the case study of the
show God make you happy, from the Aruã Theater Collective (PB), in order to perceive which
elements between dramaturgy, space and staging can contribute to perceive self-fiction in
the theatrical field, as well as what can be the elements of fictionalization of a work and its
possible (re)elaborations of memory in this process.||Este trabalho é formado por duas camadas, a primeira, referente aos processos discursivos e
reflexivos sobre a autoficção. A segunda, uma camada poética que atravessa a primeira,
reorganizando e deslocando os olhares para o próprio ato do meu ser/fazer
pesquisador/pesquisar. Essa pesquisa tem por objetivo investigar a autoficção no teatro,
percebendo sua trajetória desde a literatura, onde o termo foi cunhado por Serge Doubrovysk,
em 1977, até chegar ao campo das Artes Cênicas, com a perspectiva de identificar estruturas
que facilitem o reconhecimento dessas produções. Para fazer uma análise sobre esse tipo de
produção autoficcional, crio duas rotas que formam essa minha experiência em navegância
para perceber as relações de referencialidade nominal, a ficcionalização como modelagens de
acontecimentos e uma abordagem não narcísica do eu. A primeira rota está associada à
origem do termo autoficção na literatura e, posteriormente, à utilização do termo no teatro. A
segunda, volta-se ao estudo de caso do espetáculo Deus te faça feliz do Coletivo de Teatro
Aruã (PB), no intuito de perceber quais elementos entre dramaturgia, espaço e encenação
podem contribuir para perceber a autoficção no campo teatral, como também, quais podem ser
os elementos de ficcionalização de uma obra e suas possíveis (re)elaborações da memória nesse processo.
Colaboradores
Lopes, Melissa dos Santos | http://lattes.cnpq.br/0685103400388947 | http://lattes.cnpq.br/9851844088693131 | Chiamulera, Márcia | Oliveira, Adriano Moraes de | http://lattes.cnpq.br/4119639556374645
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Barbosa Segundo, Miguel Eugênio
Data
2023-04-11T20:44:49Z | 2023-04-11T20:44:49Z | 2022-10-31
Formato
Identificador
BARBOSA SEGUNDO, Miguel Eugênio. Navegâncias autoficcionais: rotas para uma abordagem em o real e o ficcional na cena. Orientador: Melissa dos Santos Lopes. 2022. 99f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52094
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal do Rio Grande do Norte | Brasil | UFRN | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
Relação
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Direitos autorais
Acesso Aberto
Fonte
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Assuntos
Teatro | Teatro - autoficção | Teatro - encenação | Memória | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Tipo
masterThesis