-
Nebulosa autoficcional : hesitações e [trans] midiatizações poéticas visuais
- Voltar
Metadados
Descrição
I present in this dissertation my process of autofictional and transmediatic poetic-artistic
investigation through a methodology of multiple analyses and reviews. Initially, I seek to
delineate three aspects of the term autofiction: the "autonalysis", the "textual narrative"
and the "oxymoronic pact". To then think of autofiction as a cultural mutation triggering
autofictional practices unique to each person who narrates about themselves, given the context
of diverse artistic, technological, political, industrial, aesthetic, and social circumstances in
intersection with hypes and trends, bringing transmedia as a fourth aspect of my autofictions
practices. Concomitant to the theoretical review and appropriation, I reflect on my chimerical
processes creation in digital arts, which blend aesthetics inspired by fantastic and conceptual
films, photographs, and images, as well as by artistic movements, such as surrealism, and by
vaporwave, glitch art, and the aesthetics of cyberculture. Through a writing permeated by
fair deviations, I interweave fantastic autofabulous literary narratives with the dissertation
discussions, integrating affections and memories in the investigative process that make me reflect
on a notion of my existence circumscribed by a "fragmented" corporeality, due to subjectivities
and urban-capitalist bureaucratizations that categorize and segregate the diverse forms of life.
In the final considerations, I realize that my visual poetics are ways to acess states of hesitations
that make it possible to redistribute dialectics of fictions that constitute a notion of reality and
an experience of queerization. The writing by the idea of an expanding nebula is thought of as
an experience in living that constitutes the dissertation itself, reflecting on the methodology and
narrative structure of a poetic research in the field of arts that hybridizes science and fiction.||Nesta dissertação apresento meu processo de investigação/criação poética-artística autoficcional
e transmidiática por meio de uma metodologia de múltiplas análises e revisões. Inicialmente,
busco delinear três aspectos do termo autoficção: a “autonálise”, a “narrativa textual” e o “pacto
oximórico”. Para, em seguida, pensar a autoficção enquanto uma mutação cultural desencadeadora
de práticas autoficcionais únicas para cada pessoa que narra sobre si-mesma, diante das diversas
circunstâncias artísticas, tecnológicas, políticas, industriais, estéticas e sociais em intersecção
aos hypes e trends publicitários, analisando a partir disto a transmídia como um quarto aspecto
herdado em minhas práticas autoficcionais. Em paralelo à revisão e apropriação teórica reflito
sobre meus processos de criação quimérica em artes digitais, que mesclam estéticas inspiradas
em filmes, fotografias e imagens de cunho fantástico e conceitual, bem como em movimentos
artísticos, como o surrealismo, o vaporwave, a glitch art e o aesthetic. Por uma escrita permeada
por justo desvios, imbrico narrativas literárias autofabulativas fantásticas com as discussões
dissertativas, integrando afetos e lembranças no processo investigativo que me fazem refletir
sobre uma noção de minha existência circunstanciada por uma corporeidade “fragmentanda”,
por conta das subjetividades e burocratizações urbanísticas-capitalistas que categorizam
e segregam as diversas formas de vida. Nas considerações finais ponho em percepção que
as minhas poéticas visuais se fazem enquanto vias de acesso aos estados de hesitações que
possibilitam redistribuir dialéticas de ficções que constituem uma noção de realidade e uma
experiência de queerização. A escrita pela ideia de uma nebulosa em expansão é pensada
enquanto uma experiência em vivência que constitui a própria dissertação, pondo em reflexão
sobre a metodologia e estrutura de narrativa de uma pesquisa poética no campo das artes que
mescla cientificidade e ficção .
Colaboradores
http://lattes.cnpq.br/0116050969197884 | http://lattes.cnpq.br/4200183261393947 | Medeiros, Rosângela Fachel de | http://lattes.cnpq.br/4945604072370805 | Castellani, Felipe Merker
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Ziegler, André Martins
Data
2022-03-18T22:00:13Z | 2022-03-18 | 2022-03-18T22:00:13Z | 2021-12-16
Formato
Identificador
ZIEGLER, André Martins. Nebulosa autoficcional: hesitações e [trans] midiatizações poéticas visuais. Orientadores Felipe Merker Castellani e Rosângela Fachel de Madeiros. 2021. 295 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8226
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal de Pelotas | Centro de Artes | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | UFPel | Brasil
Relação
ZIGLA, A; ZIEGLER, André Martins. Nebulosa autoficcional: hesitações e [trans] midiatizações poéticas visuais. Orientadores Felipe Merker Castellani e Rosângela Fachel de Madeiros. 2021. 295 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.
Direitos autorais
OpenAccess
Fonte
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Assuntos
Poéticas-visuais | autoficção | transmídia | narrativa | queer | visual-poetics | autofiction | transmedia | narrative | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Tipo
masterThesis