-
Nelson Ferreira e o frevo pernambucano : uma trajetória em dissonância
- Voltar
Metadados
Descrição
O maestro Nelson Ferreira foi uma pessoa de grande atuação no setor cultural
de Pernambuco, por cerca de cinco décadas. Atuou como pianista e líder de orquestra
no cinema mudo. Foi radialista, arranjador, regente e diretor artístico da gravadora
Rozemblit. Como compositor, passeou por diversos gêneros musicais, tendo várias
de suas canções gravadas pelos mais renomados cantores da era do rádio. No
entanto, foi no frevo que Nelson Ferreira alcançou as suas maiores conquistas e é
nesse contexto que iremos nos debruçar. Dono de um discurso conservador, Nelson
defendia a tese de que o frevo não deveria ser modernizado, mas, ao mesmo tempo,
observamos que nem sempre isso era seguido nas suas produções musicais. De
posse de tais informações, pretendemos analisar/investigar os dois lados dessa
relação conflituosa em que Nelson Ferreira, por um lado, se apresenta como o homem
poderoso do mercado cultural, subordinado aos interesses comerciais daquele meio
e, por outro, o Nelson Ferreira compositor, que em seu discurso, defendia o frevo em
seus moldes “tradicionais”. Para tal, faremos uso de textos jornalísticos, trabalhos
acadêmicos, depoimentos e análises, tentando, assim, elucidar as suas contribuições
para a estruturação e difusão do frevo pernambucano.||Maestro Nelson Ferreira was a prominent figure in Pernambuco's cultural sector
for about five decades. He worked as a pianist and orchestra leader in silent films and
was also a radio host, arranger, conductor, and artistic director at the Rozemblit record
label. As a composer, he explored various musical genres, and many of his songs were
recorded by renowned singers from the radio era. However, it was in the frevo genre
that Nelson Ferreira achieved his greatest accomplishments, and it is within this
context that we will focus our analysis. Despite holding a conservative stance, Nelson
advocated that frevo should not be modernized. Nevertheless, we can observe that
this was not always followed in his musical productions. Armed with this information,
we aim to investigate both sides of this conflicting relationship in which Nelson Ferreira,
on one hand, presents himself as a powerful figure in the cultural market, subordinated
to its commercial interests, and on the other hand, as a composer who advocated for
frevo in its "traditional" form. To achieve this, we will use journalistic texts, academic
works, testimonials, and analyses, in an attempt to shed light on his contributions to
the structuring and dissemination of Pernambuco's frevo.
Colaboradores
VISCONTI, Eduardo de Lima | http://lattes.cnpq.br/9613109623037194 | http://lattes.cnpq.br/4699380237879942
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
CEZAR NETO, Mauricio Correia
Data
2024-02-07T16:24:52Z | 2024-02-07T16:24:52Z | 2023-09-05
Formato
Identificador
CEZAR NETO, Mauricio Correia. Nelson Ferreira e o frevo pernambucano: uma trajetória em dissonância. 2023. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55068
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal de Pernambuco | UFPE | Brasil | Programa de Pos Graduacao em Música
Relação
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Direitos autorais
openAccess | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
Fonte
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Assuntos
Música | Nelson Ferreira | Frevo | Tradição | Modernidade
Tipo
masterThesis