-
O artista, o trapézio e o processo de criação = reflexões de uma trapezista da cena contemporânea = The artist, the trapeze and the creative process||The artist, the trapeze and the creative process : reflections of a trapezist of the contemporary scene
- Voltar
Metadados
Descrição
Orientador: Ana Maria Rodriguez Costas||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Nesta dissertação, observa-se o processo de criação de uma artista-autora-intérprete e, mais especificamente, de uma trapezista formada em escolas de circo que investiga a potência dramática, expressiva e narrativa da linguagem do circo na construção de uma dramaturgia a partir do trabalho com trapéio fixo e trapézio em balanço. O trabalho prático-teórico aborda as peculiaridades dessa linguagem e a relação que se estabelece na fricção com outras linguagens artísticas, levantando questões sobre o fazer artístico do circo na cena contemporânea. Os relatos do caderno de campo, que atravessam o texto, revelam momentos nos quais emerge a articulação entre a vivência e a teorização. As temáticas que se atualizam nesta pesquisa abordam o corpo, o risco, a técnica e sua relação com a arte em diálogo com pesquisadores da atualidade que estudam o circo num cenário mundial de importantes transformações. Os resultados deste estudo fortalecem as bases que fundamentam a pesquisa artística circense, lançando questionamentos sobre os princípios que norteiam a formação de artistas e suas implicações na produção dessa linguagem. O presente texto amplia-se com o vídeo- registro disponibilizado no Anexo I||Abstract: This dissertation outlines the creative process of a female artist, author and interpreter ¿ essentially a circus school trained aerial acrobat - investigating the dramatic, creative and narrative power of circus language on the process of dramaturgical composition, with special focus on fixed trapezoid and swinging trapeze. The practical and theoretical work approaches the singularities of this language and the relation it establishes through friction with other artistic languages by questioning how to realize artistic performance in the contemporary scene. The logbook reports that are found throughout the text, reveal moments of emerging articulation between experience and theorization. The topics - updated in this research - address body, risks, techniques and its relation to art through a dialogue with actual researchers who are studying the circus in a worldwide scenario of important transformations. The results of this work strengthen the bases who substantiate circus arts research by opening questionings about principles that guide the formation of artists and its implications with language production. Video records are available in annex to broaden the content of this text||Mestrado||Teatro, Dança e Performance||Mestre em Artes da Cena
Autor
Stoppel, Erica Raquel, 1967-
Data
2017 | 2017-07-26T00:00:00Z | 2018-09-02T14:47:10Z | 2018-09-02T14:47:10Z
Identificador
STOPPEL, Erica Raquel. O artista, o trapézio e o processo de criação: reflexões de uma trapezista da cena contemporânea = The artist, the trapeze and the creative process. 2017. 1 recurso online (134 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: . Acesso em: 2 set. 2018. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/330345
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Circo | Processo criativo | Artistas circenses | Risco | Circus | Creative process | Circus performers | Risk
Tipo
DISSERTAÇÃO DIGITAL