-
Patch BoneAux: uma ferramenta gratuita desenvolvida para auxiliar o aprendizado e aprimoramento do trombone de vara
- Voltar
Metadados
Descrição
The creation and use of technological tools to facilitate the musical development of
professionals and apprentices has become increasingly frequent nowadays. However, most of
these tools still do not meet the necessary pedagogical criteria desired in music-making.
Indeed, there is a lack of its use in academia, and professionals to encourage its use. This
work proposed the creation of a prototype of a digital play-along program based on Design
Science Research and the Subsumption Theory, capable of assisting in technical-musical
development, both in the study environment and in performance practicing. This tool also
sought to encourage the immersion of musicians in handling these technologies. In this way,
they could either develop or collaborate on creating this equipment. One of the premises of
this work was that the entire development process used open-source software to encourage
low-budget learning. Thus, it will be usable in public schools, community bands. This artifact
is called Patch BoneAux. Its structure contains layers of functions and subfunctions. All of
them are interconnected by Object-Oriented developed from the free software Pure Data (Pd)
with connections via QjackCtl, Patchage, and Qsynth, and Soundfonts triggered by MIDI
instructions for playback and musical accompaniment. Our goal was to provide a play along
containing more flexible tempi to meet the different levels of complexity of the songs. In this
way, instrumentalists can perform on rests, playback, and recording. The author also used a
systematic survey, The DSR, and the Subsumption Theories as the theoretical basis to
conclude his biographical review. Based on the obtained literature, requirements were
elaborated within problem classes seeking rigor and relevance for creating this artifact. A
Workshop was held by 16 professional trombonists (artists and pedagogues), within members
of the project of extension of the Federal University of Paraíba (UFPB), entitled "Trombones
in Quarantine" to validate the software. The interaction on the part of the professionals who
visualized the tool's functionalities. This technical recognition allowed us to understand the
usefulness of the artifact for technical-musical development from beginners to music
professionals.||Nenhuma||A criação e utilização de ferramentas tecnológicas para auxiliar o desenvolvimento musical de
aprendizes e profissionais tem se tornado, cada vez mais, frequente na atualidade. No entanto,
grande parte dessas ferramentas ainda não atendem, de forma criteriosa, os pressupostos
pedagógicos desejados na atividade musical. Percebe-se também uma necessidade de
interação por parte dos docentes no ambiente de ensino, e individual para que o mesmo possa
incentivar o seu uso. Esse trabalho propôs a criação de um protótipo de programa de
acompanhamento digital baseado em Design Science Research e na Teoria do Aprendizado
Significativo, capaz de auxiliar no desenvolvimento técnico-musical, tanto no ambiente de
estudo quanto no fazer artístico. Além do processo técnico musical, essa ferramenta buscou
incentivar a imersão desses músicos no manuseio dessas tecnologias para que pudessem,
também, desenvolver ou colaborar na construção desses equipamentos. Uma das premissas
deste trabalho, foi que todo processo de desenvolvimento fizesse uso de softwares livres, para
incentivar ao aprendizado democrático e gratuito. Assim, o mesmo poderá ser aplicado em
escolas públicas, bandas de música, e que não dispõem de um quadro profissional
(correpetidores) ou elementos musicais para acompanhar esse desenvolvimento. Esse artefato
tem como nome Patch BoneAux, sua estrutura contém camadas de funções e subfunções
interconectadas por Object-Oriented desenvolvidas a partir do software livre Pure Data (Pd)
com conexões via QjackCtl, Patchage e Qsynth, e Soundfonts acionadas por instruções MIDI
para a reprodução e acompanhamento musical. A partir dessas extensões e funcionalidades,
buscou-se a flexibilização do andamento do playback para atender os diferentes níveis de
complexidade das músicas e que ajudasse os instrumentistas, sobretudo, na utilização de
funções como pausa, reprodução e gravação. Como procedimento metodológico, foi criado, a
partir do modelo DSR e Teoria do Aprendizado Significativo, para um levantamento
sistemático de literatura científica direcionado a esse tipo de produção. A partir da literatura
obtida, elaboraram-se requisitos dentro de classes de problema buscando rigor e relevância
para a criação desse artefato. Para validação do mesmo, realizou-se um Workshop com 16
especialistas trombonistas (artistas e pedagogos), atuantes no mercado de trabalho musical,
com experiência reconhecida por parte da classe nacional de trombonistas da Associação
Brasileira de Trombone (ABT), e integrantes do projeto de extensão da Universidade Federal
da Paraíba (UFPB), intitulado Trombones na Quarentena. Foi percebido a interação por parte
dos profissionais que visualizaram as funcionalidades da ferramenta e afirmaram sobre o
impacto positivo que a ferramenta proporcionou. Esse reconhecimento técnico, permitiu
compreender a utilidade do artefato para o desenvolvimento técnico-musical desde iniciantes
até profissionais atuantes de música.
Colaboradores
Ferreira, Alexandre Magno e Silva | http://lattes.cnpq.br/5336146660627915
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Alves, Breno Novaes
Data
2023-01-17T13:14:40Z | 2022-01-04 | 2023-01-17T13:14:40Z | 2021-10-18
Formato
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal da Paraíba | Brasil | Informática | Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes | UFPB
Relação
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Direitos autorais
Acesso aberto | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
Fonte
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Assuntos
Música e tecnologia | Performance musical - Ensino | Música eletrônica | Patch BoneAux - Aplicativo | Trombone | Inovações tecnológicas - Música | Music and technology | Musical performance - Teaching | Electronic music | Patch BoneAux - Application | Technological innovations - Music | Pedagogia da performance | Tecnologia | Performance pedagogy | Technology | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Tipo
Dissertação