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Proposta de desenvolvimento do jogo “eu me cuido”: educação inclusiva em saúde para crianças com síndrome de Down
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Metadados
Descrição
Digital games are important recreational tools for education, as they are attractive to children. In inclusive education, they are beneficial in facilitating learning, like children with Down Syndrome. These games can fulfill an information role beyond the screens, with attitudinal changes, as in health care learning. This proposal seeks to understand how the interface of games and communication mediated by software can contribute to the education of children with Down Syndrome, in learning about respiratory health care and in the transmission of viral diseases. Therefore, the present study proposes to carry out a qualitative and quantitative systematic review, based on PubMed, LILACS and Scopus databases. We also surveyed the state of the art in the availability of applications and digital games on the topic of respiratory health, through a qualitative study based on the Google Play platform. Based on the surveys carried out, we present a project to develop a serious educational game entitled “Eu me Cuido”, aimed at promoting basic health care, guidance on the correct use of Personal Protective Equipment (PPE) and awareness of the community, both in the context of the pandemic caused by COVID-19 and other viral respiratory diseases. It is expected with the proposition and elaboration of the game a better mediation of educational dialogues with this public. It is also intended that this resource encourage good habits of prevention and basic health care, ensuring that these are incorporated through play and the mimicry of virtual reality into the children's daily lives.||Os jogos digitais são ferramentas lúdicas importantes para a educação, por serem atrativos para as crianças. Na educação inclusiva, eles são benéficos na facilitação do aprendizado, a exemplo de crianças com Síndrome de Down. Estes jogos podem cumprir um papel de informação para além das telas, com mudanças atitudinais, como no aprendizado de cuidados em saúde. A presente proposta busca compreender como a interface dos jogos e a comunicação mediada por um software pode ser contributiva à educação de crianças com Síndrome de Down, no aprendizado aos cuidados de saúde respiratória e na transmissão de doenças virais. Sendo assim, o presente estudo se propõe a efetuar uma revisão sistemática quali-quantitativa, a partir das bases PubMed, LILACS e Scopus. Também levantamos o estado da arte na disponibilidade de aplicativos e jogos digitais na temática de saúde respiratória, através de um estudo qualitativo a partir da plataforma Google Play. Com base nos levantamentos realizados, apresentamos um projeto de desenvolvimento de um jogo sério educacional intitulado “Eu me Cuido”, visando a promoção dos cuidados básicos de saúde, orientação ao uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e conscientização sobre a coletividade, tanto pelo contexto da pandemia causada pelo COVID-19 quanto das demais doenças respiratórias virais. Espera-se com a proposição e elaboração do jogo uma melhor mediação de diálogos educativos com este público. Também se pretende que este recurso estimule os bons hábitos de prevenção e cuidados básicos de saúde, fazendo com que estes sejam incorporados através do lúdico e da mimetização da realidade virtual para o cotidiano das crianças.
Colaboradores
Batista, Carlos Eduardo Coelho Freire | http://lattes.cnpq.br/8415439327232902
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Andrade, Gustavo de Oliveira
Data
2024-09-19T17:25:50Z | 2023-09-22 | 2024-09-19T17:25:50Z | 2023-04-14
Formato
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal da Paraíba | Brasil | Informática | Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes | UFPB
Relação
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Direitos autorais
Acesso aberto | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
Fonte
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Assuntos
Jogos digitais | Jogos educacionais | Educação inclusiva | Comunicação digital | Educational games | Inclusive education | Digital communication | Game Design Document | Design Science Research | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Tipo
Dissertação