-
Sacundim : o scat singing de Filó Machado na interpretação de “Take Five”||Sacundim : Filó Machado’s scat singing in the recording of “Take Five”
- Voltar
Metadados
Descrição
Orientador: Regina Machado||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: O objetivo dessa pesquisa é descrever e analisar o scat singing do cantor, compositor e multi-instrumentista Filó Machado na interpretação da música "Take Five" (Paul Desmond), gravada em seu CD Cantando um Samba (1999), com o intuito de compreender como se dá seu comportamento vocal a partir de sua intenção interpretativa. A prática da improvisação vocal se tornou muito conhecida no Brasil através da difusão da música norte-americana e buscamos entender de que maneira ela se incorpora na execução vocal de um músico brasileiro, natural de Ribeirão Preto, interior do Estado de São Paulo. Ademais, pretendemos compreender como Filó conecta o scat singing com a música, gerando um significado para ela. Por fim, pretendemos identificar em sua interpretação elementos estilísticos utilizados pelo músico que constituem sua identidade vocal. Esperamos, com isso, contribuir para estudos acerca da improvisação vocal na música brasileira, um campo ainda pouco explorado no meio acadêmico musical||Abstract: This research aims to describe and analyze the singer, multi-instrumentalist and composer Filó Machado's scat singing on his performance of the music "Take Five" (Paul Desmond), recorded on the CD Cantando um samba (1999), seeking to understand how his vocal behavior proceeds from his interpretative intention. The practice of vocal improvisation has become well known in Brazil by the American music diffusion and we intend to comprehend how Filó Machado incorporates it to his interpretation, and how the scat singing connects itself to music, producing significance to it. Finally, we aim to identify on his performance stylistic elements which constitute his vocal identity. We hope, then, to contribute for further studies on vocal improvisation in Brazilian music, which is still a poorly explored subject in music academic research||Mestrado||Música, Teoria, Criação e Prática||Mestra em Música||CAPES
Autor
Marana, Martina Martins, 1982-
Data
2017 | 2017-08-24T00:00:00Z | 2018-09-03T10:05:34Z | 2018-09-03T10:05:34Z
Identificador
MARANA, Martina Martins. Sacundim: o scat singing de Filó Machado na interpretação de "Take Five". 2017. 1 recurso online (157 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: . Acesso em: 3 set. 2018. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/331199
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Machado, Filó, 1951- | Canto popular | Improvisação (Música) | Música popular | Prática interpretativa (Música) | Técnica vocal | Machado, Filó, 1951- | Popular singing | Improvisation (Music) | Performance practice (Music | Popular music | Vocal technique
Tipo
DISSERTAÇÃO DIGITAL