-
Socializações e(m) Percepção Musical : um estudo sobre as estratégias de ensino de música na educação básica
- Voltar
Metadados
Descrição
Aliado à crescente produção científica do campo da educação musical dos últimos
anos, os estudos e pesquisas sobre a disciplina Percepção Musical têm se destacado. A
disciplina Percepção Musical é uma disciplina bastante presente nos cursos de graduação e
formação inicial em Música no Brasil, bem como em outras modalidades de cursos de
Música, sendo ela considerada uma disciplina base na formação de músicos. Entende-se
também que, ao se pensar na formação docente do professor de música, que cumpre as
dimensões dessa disciplina em sua formação, é necessário ter um olhar para o professor de
música como um agente que possui representações sociais construídas ao longo de sua
formação musical e pessoal. . Partindo desta perspectiva, a presente pesquisa teve como
objetivo analisar o lugar da disciplina Percepção Musical nas estratégias mobilizadas por
professores de música do ensino básico de Petrolina e Juazeiro, relacionando-as com suas
trajetórias sociais e formativas. Os resultados da pesquisa apontaram que esses lugares
representativos são multiformes, frutos de tensões, alegrias, descobertas e transformações
sofridas por esses professores ao longo de suas trajetórias. As estratégias de ensino
mobilizadas por eles acabam por refletir contornos diversos a respeito da percepção musical
tais como: a ênfase e importância da leitura de partituras, a ênfase em uma escuta musical
mais ativa ou a ampliação de possibilidades sonoras. Tendo em vista a escassez de estudos
dedicados a esse nível de ensino, essa pesquisa contribui para aprofundar o debate sobre a
disciplina Percepção Musical no contexto da educação básica e das socializações da formação
docente.||In conjunction with the growing scientific production in the field of music education
in recent years, studies and research on the subject of Musical Perception have gained
prominence. Musical Perception is a prevalent subject in undergraduate and initial music
education programs in Brazil, as well as in other music-related courses, considered a
foundational discipline in musician training. It is also understood that, when considering the
teacher's education in music, encompassing the dimensions of this subject in their training, it
is necessary to take into account the music teacher as an agent with socially constructed
representations developed throughout their musical and personal formation. Based on this
perspective, this research aimed to analyze the role of Musical Perception in the strategies
employed by music teachers in basic education in Petrolina and Juazeiro, relating them to
their social and formative trajectories. The research results indicated that these representative
roles are diverse, stemming from tensions, joys, discoveries, and transformations experienced
by these teachers throughout their journeys. The teaching strategies employed by them end up
reflecting various contours regarding musical perception, such as the emphasis and
importance of reading sheet music, an emphasis on more active musical listening, or the
expansion of sonic possibilities. Given the scarcity of studies dedicated to this level of
education, this research contributes to furthering the discussion on Musical Perception in the
context of basic education and the socialization of teacher training.
Colaboradores
FERREIRA, Daniela Maria | http://lattes.cnpq.br/6574397807548067 | http://lattes.cnpq.br/6005212589449904
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
SILVA, Glênio Vilas Boas da
Data
2024-02-08T17:26:57Z | 2024-02-08T17:26:57Z | 2023-12-14
Formato
Identificador
SILVA, Glênio Vilas Boas da. Socializações e(m) Percepção Musical: um estudo sobre as estratégias de ensino de música na educação básica. 2023. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55094
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal de Pernambuco | UFPE | Brasil | Programa de Pos Graduacao em Música
Relação
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Direitos autorais
openAccess | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
Fonte
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Assuntos
Percepção Musical | Estratégias de ensino | Trajetórias formativas | Professores de música | Ensino básico
Tipo
masterThesis