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Soluções viáveis para utilização do Pure Data no desenvolvimento de audiogames mobile para pessoas com deficiência visual na plataforma Unity
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Metadados
Descrição
The mobile games segment represents a relevant part of the industry, moving billions of
dollars every year, due to its popularity and easy access in everyday life. Unfortunately a
large portion of users are out of this type of media, the VI (visually impaired), and for this
audio-based games (or audiogames) emerge to meet this need. The aim of this study is to
investigate the use of Pure Data (Pd) in the development of mobile audiogames on the Unity
platform. To do this, we developed Binaural Flight, an endless vertical scrolling game
exploring the integration of Pure Data and the Unity platform. In the course of this work we
verified that Pd is viable and versatile as a real-time audio manipulation and generation tool
in the game. The use of libpd allows the implementation of Pd on several platforms. From
this study, we propose a set of solutions to assist in the use and implementation of Pure Data
in the development of mobile audio games on the Unity platform, thus making it a viable
option for independent developers and thus fostering new audio game productions for
visually impaired individuals.||O segmento de jogos para dispositivos móveis representa uma parte relevante na indústria,
movimentando bilhões de dólares todos os anos, devido sua popularidade e fácil acesso no
dia-a-dia. Infelizmente uma grande parcela de usuários fica fora desse tipo de mídia, os IDV
(indivíduos com deficiência visual), e para isto os jogos baseados em áudio (ou audiogames)
surgem para suprir essa necessidade. O objetivo deste estudo é investigar o uso do Pure Data
(Pd) no desenvolvimento de audiogames mobile na plataforma Unity. Para isso,
desenvolvemos o Binaural Flight, um endless scrolling game vertical explorando a
integração de Pure Data e a plataforma Unity. No decorrer deste trabalho verificamos que o
Pd é viável e versátil como ferramenta de manipulação e geração de áudio em tempo real no
jogo. O uso de libpd permite a implementação do Pd em diversas plataformas. A partir deste
estudo, propomos um conjunto de soluções para auxiliar no uso e implementação do Pure
Data no desenvolvimento de audiogames mobile na plataforma Unity, assim tornando uma
opção viável para desenvolvedores independentes e assim fomentar novas produções de
audiogames para indivíduos com deficiência visual.
Colaboradores
Batista, Carlos Eduardo Coelho Freire | http://lattes.cnpq.br/8415439327232902
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Lima, Ramon Paulino de
Data
2024-02-20T21:38:23Z | 2023-03-21 | 2024-02-20T21:38:23Z | 2021-12-16
Formato
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal da Paraíba | Brasil | Informática | Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes | UFPB
Relação
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Direitos autorais
Acesso aberto | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
Fonte
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Assuntos
Linguagem de programação visual | Pure Data | Jogos baseados em áudio | Acessibilidade | Mobile audiogames | Accessibility | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Tipo
Dissertação