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Superfícies e acúmulos: abordando procedimentos de criação em pintura
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Metadados
Descrição
The following text presents the research "Surfaces and accumulations: addressing policymaking in painting" developed for the Program of Graduate Studies in Visual Arts in Creation Process line and Poetics of Everyday and focuses on the artistic production of the researcher reflecting on operational concepts of actions on a surface, such as printing, accumulating layers and expand, linked to other more specific actions of the artistic field, as painting and drawing. Such interconnected procedures in the artist-researcher's work result in the formation of a vocabulary that defines the characteristics painting in layers, from impressions that generate indexes in the resulting invoice. The authors and artists cited in the text, help in questioning the issues from the act of creating. Artists such as Hélio Oiticica, are cited by generating awareness - from your experience with the creation - the complexity of the investigated field, implying relations concocted by the similarity and difference, especially generating a dialectical sense at stake.||Sem bolsa||O texto que segue apresenta a pesquisa “Superfícies e acúmulos: abordando procedimentos de criação em pintura” desenvolvida para o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, na linha de Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano e foca na produção artística da pesquisadora, refletindo sobre conceitos operacionais advindos de ações sobre uma superfície, como imprimir, acumular camadas e expandir, ligados a outras ações mais específicas do campo artístico, como pintar e desenhar. Tais procedimentos interconectados no trabalho da artista-pesquisadora resultam na formação de um vocabulário que define características da pintura em camadas, provenientes de impressões que geram índices na fatura resultante. Os autores e artistas citados no texto auxiliam na problematização das questões provenientes do ato de criar. Artistas, como Hélio Oiticica e Jean Dubuffet, e o escritor Francis Ponge, são citados por fazerem emergir, a partir de suas experiências com a criação e com a escrita do artista, a complexidade do campo investigado, implicando em relações tramadas com seus objetos, por semelhanças e diferenças, gerando principalmente uma dialética dos sentidos em jogo.
Colaboradores
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4408249H5 | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770234D4 | Hernandez, Adriane
Autor
Souza, Mariza Fernanda Vargas de
Data
2016-07-05T16:16:38Z | 2016-07-05T16:16:38Z | 2015-05-22
Identificador
SOUZA, Mariza Fernanda Vargas de. Superfícies e acúmulos : abordando procedimentos de criação em pintura. 2015. 94 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2015. | http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/2863
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal de Pelotas | Centro de Artes | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | UFPel | Brasil
Direitos autorais
OpenAccess
Assuntos
Pintura | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Tipo
masterThesis