-
Táticas de uma professora pedagoga para desenvolver práticas artísticas na educação infantil.
- Voltar
Metadados
Descrição
This research lectures on the preparation and carrying out of the painting project "Small Painters, Great Artists." The project was implemented in 2012, with children between 5 and 6 years of age attending the third period of early childhood education at the São José School in Pelotas. The proposal is reviewed by the art knowledge, coming from studies in the Master's Degree in Visual Arts. Images and reflections come from artistic practices promoted by me, a teacher with a background in pedagogy and law, acting for over twenty years in childhood education without specific training in Visual Arts. In these pages, I open my "logbook" to share tactics and artistic propositions, now based on reflections on what I have learned through graduate in Visual Arts. To enter the colorful world of childhood and get to know the pictorial procedures as creative and pedagogical process, I have relied on the thinking of educator Sandra Richter. Regarding my journey as a childhood education teacher, I focused on reading the passionate experiences of Professor Madalena Freire. Similarly, I appropriate the term "logbook" of Mirian Celeste Martins, to expose the significant records of this work involving art and literacy. In addition, I also refer to Anamelia Bueno Buoro, Susana Rangel Viera da Cunha and Joao Francisco Duarte Junior and others who helped me transition more accurately in the field of Arts and Education.||Sem bolsa||Esta pesquisa disserta sobre a elaboração e realização do projeto de pintura “Pequenos Pintores, Grandes Artistas”. O projeto foi executado no ano de 2012, com crianças entre 5 e 6 anos de idade cursando o Período 3 da Educação Infantil, no Colégio São José em Pelotas. A proposta é revista através dos saberes da arte, advindos de estudos realizados no Curso de Mestrado em Artes Visuais. As imagens e reflexões são oriundas de práticas artísticas promovidas por mim, uma professora com formação em Pedagogia e Direito, atuando há mais de vinte anos na Educação Infantil, sem a formação específica em Artes Visuais. Nestas páginas, abro meu “diário de bordo” para partilhar as táticas e proposições artísticas, agora baseadas em reflexões sobre o conhecimento adquirido na pós-graduação em Artes Visuais. Para adentrar o mundo colorido da infância e conhecer os procedimentos pictóricos como processo criativo e pedagógico, balizei-me no pensamento da educadora Sandra Richter. No que tange a minha caminhada como professora da educação infantil, ative-me às leituras das vivências apaixonadas da professora Madalena Freire. Da mesma forma, aproprio-me do termo “diário de bordo”, de Mirian Celeste Martins, ao expor os registros significativos desta dissertação envolvendo arte e letramento. Além disso, refiro-me também a Anamelia Bueno Buoro, Susana Rangel Viera da Cunha e João Francisco Duarte Junior, entre outros que me ajudaram a transitar com mais apuro no campo da Arte e da Educação.
Colaboradores
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4414159T1 | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760037P8 | Gonçalves, Eduarda Azevedo
Autor
Laforet, Rita Patrícia Caceres de
Data
2016-08-26T17:38:06Z | 2016-08-26T17:38:06Z | 2015-07-02
Identificador
LAFORET, Rita Patrícia Caceres de. Táticas de uma professora pedagoga para desenvolver práticas artísticas na educação infantil. 2015. 217 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Programa de Pós-Graduação em Artes visuais. Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2015. | http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/2906
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal de Pelotas | Centro de Artes | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | UFPel | Brasil
Direitos autorais
OpenAccess
Assuntos
Educação de crianças | Artes - Estudo e ensino | Pintura | Jogo | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Tipo
masterThesis