Descrição
Acompanha 1 CD-ROM||Orientador: Jacques Marie Edme Vielliard||Dissertação (mestrado) - Universdidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: O repertório de Troglodytes aedon é bastante complexo, apresentando variações intra e inter-individuais. Neste trabalho os indivíduos foram gravados usando o gravador de rolo NAGRA-E com auxílio de um microfone cardióide dinâmico montado em uma parábola acústica. Os 29 indivíduos analisados apresentaram um total de 113 tipos de notas e 177 tipos de cantos. Dessas notas, 20 foram únicas, mas todos os individuos também emitiram notas em comum. Cada frase foi composta de 6 a 34 notas com duração entre 0,9 e 4 segundos. Cada tipo de frase foi emitido de 10 a 60 vezes seguidas antes do cantor mudar para outro tipo. As frases foram divididas em três partes: inicial, central e final, cada uma apresentando notas específicas. Foram analisados também cantos de outros estados brasileiros e de alguns países da América do Sul. Os cantos de todos os indivíduos apresentaram notas em comum. Nenhum tipo de canto foi compartilhado entre os indivíduos analisados, pois apesar de os indivíduos usarem em parte as mesmas notas, a forma de emissão destas assumiu diversas posições seqüênciais dentro das respectivas partes do canto. Tal estrutura de organização de canto pressupõe um modo peculiar de aprendizagem que presisa ser decifrado.||Abstract: The repertoire of Troglodytes aedon is large and its song, fairly complex, presents inter-individual variations. The singers have been recorded on open-reel NAGRA-E with a dynamic cardioid microphone mounted on an acoustic parabola. The 29 individuals that have been analyzed presented a total of 113 types of notes and 177 song-types. Of the notes, 20 were unique, but all individuals emitted also notes in common. Each phrase is normally composed of 6 to 34 notes with duration between 0.9 and 4 seconds. Each type of phrase was emitted 10 to 60 times before the singer switches to another song-type. The phrases were divided into three parts: initial, central and final, each one presenting specific notes. Were analyzed also songs from other Brazilian states and some countries in South America. They all presented notes in common. No song-type has been shared between the individuals analyzed, because even though the individuals used in part the same notes, they emitted them in diverse sequence positions within their respective parts of the song. This structure assumes an uncommon way to learn that should be interpreted.||Mestrado||Mestre em Multimeios