-
Uma reflexão sobre questões de gênero em uma escola pública na cidade de Goiânia através da personagem Dawn Davenport em duas cenas do filme Problemas Femininos||A reflection on gender issues in the public school in the city of Goiânia through the character Dawn Davenport in two scenes of the movie Female Trouble
- Voltar
Metadados
Descrição
Partindo do pressuposto que na educação básica e média há poucas discussões sobre sexo, sexualidade e gênero, sendo ocultadas na grade curricular ou abordadas minimamente com uma perspectiva biologista e/ou essencialista, esta dissertação procura permear estas questões através de duas cenas do filme
estadunidense Problemas Femininos. Desta forma, ao mesmo tempo em que revejo o histórico e as discussões mais correntes diante da temática procuro entender porque no espaço escolar da pesquisa de campo – Colégio Pré-Universitário – tais discussões não se fazem presente. Esta dissertação toma também como próprio de sua constituição os dados obtidos pela pesquisa de campo através do diálogo com
a/os colaboradoræs. Cinco alun@s com a idade de 16 anos de uma escola pública da cidade de Goiânia foram entrevistad@s em um processo misto que reuniu entrevistas semiestruturadas e grupo focal, tendo como base a pesquisa qualitativa com ênfase nos processos de interpretação. A perspectiva teórica abarca os estudos feministas e a teoria queer, procurando desconstruir e clarificar determinadas práticas e discursos sociais, trazendo ainda as possibilidades críticas educativas abordadas pelo campo da cultura visual. Concluo que, além das dificuldades de abordagem próprias da temática, entra em jogo na inserção deste tema na educação a necessidade e dificuldade escolar em dialogar com perspectivas d@s alun@s,
com suas variadas experiências culturais e anseios.||This dissertation seeks to analyze the lack of discussion and information about sex,
sexuality and gender in the Brazilians schools by studying two scenes of the film
“Problemas Femininos”. It identifies that when included in the academic curriculum
the subject is only addressed on a biologic and / or existentialist view. By researching
and analyzing the most current theories and discussions about the theme I try to
understand why the Colégio Pré-Universitário located in Goiania-Goias-Brazil keep
the discussion about sex, sexuality and gender out of its academic curriculum. The
qualitative research is based on the processes of interpretation and the data used in
this research was gathered by semi-structured interviews and focus group
discussions of five 16-years-old students of a Brazilian public school. The theoretical
research analyzes the feminist’s and queer’s theory and current discussions in order
to deconstruct and clarify certain social practices and discourses about the theme,
moreover, this dissertation points the importance of visual culture criticism to educate
students about sex, sexuality and gender. My research findings prove that the
schools face major obstacles to insert the discussion about sex, sexuality and gender
in the academic curriculum due the diverse experience, aspirations and sociocultural
background of its students which tend to increase the lack of dialogue among
them.||Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Colaboradores
Martins, Raimundo | http://lattes.cnpq.br/1270126774554014 | Martins, Raimundo | Guimaraes, Leda Maria de Barros | Nascimento, Erinaldo Alves do | Toutinho, Irene | Veloso, Jorge das Graças
Autor
Oliveira, Alex Mateus Santos de
Data
2015-02-19T10:47:58Z | 2014-05-09
Formato
Identificador
OLIVEIRA, A. M. S. Uma reflexão sobre questões de gênero em uma escola pública na cidade de Goiânia através da personagem Dawn Davenport em duas cenas do filme Problemas Femininos. 2014. 101 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014. | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4153
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal de Goiás | Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG) | Brasil | UFG | Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual (FAV)
Direitos autorais
Acesso Aberto | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Assuntos
Cultura visual | Gênero | Sexualidade | Educação | Visual culture | Gender | Sexuality | Education | ARTES::CINEMA
Tipo
Dissertação