-
Internship in social psychology: discussion of an experience by implication analysis||Pasantía de psicología social: discusión de una una experiencia basada en un análisis de implicación||Estágio em psicologia social: discussão de uma experiência a partir da análise de implicação
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper aims to raise questions and propose analyzes about the insertion of the social psychology intern in the field of Social Assistance. The analysis is made over a compulsory curricular internship experience in a Reference Center in Social Assistance (CRAS) in a city in southern Brazil, held between March and December 2015. The discussion was made from the perspective of Gregório Baremblitt’s institutional analysis to perform a demand analysis that seeks to highlight some of the the institutional crossings that involve the process of insertion of the intern. In conclusion, we affirm the need to recognize and problematize the existence of conflicting demands that already appear in the work project of the internships, and propose a possibility of insertion that seeks to consider the effects of these crossings on the activities of the intern. ||El objetivo de este artículo es plantear preguntas y proponer análisis sobre la inserción del aprendiz de psicología social en los campos de la Asistencia Social. Los análisis se basaron en una experiencia de pasantía curricular obligatoria en un Centro de Referencia para la Asistencia Social (CRAS) en una ciudad del sur de Brasil, realizada entre marzo y diciembre de 2015. La discusión se realizó desde la perspectiva del análisis institucional de Gregório Baremblitt para realizar un análisis de las demandas que busca resaltar algunos de los cruzamentos institucionales (por parte de la Universidad, el campo de la pasantía y los propios pasantes) que involucran el proceso de inserción del pasante. Como conclusión, afirmamos la necesidad de reconocer y problematizar la existencia de demandas conflictivas que surgen ya en el proyecto de trabajo de las prácticas, proponiendo una posibilidad de inserción que busca considerar los efectos de estos cruzamentos sobre las actividades realizadas. ||Este artigo visa levantar questionamentos e propor análises acerca da inserção do estagiário de psicologia social. As análises partiram de uma experiência de estágio curricular obrigatório em um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de uma cidade do sul do Brasil, realizado entre os meses de março e dezembro de 2015. A discussão foi feita a partir da perspectiva da análise institucional para realizar uma análise de demandas que busca evidenciar os atravessamentos institucionais que envolvem o processo de inserção do estagiário. Como conclusão, afirmamos a necessidade de reconhecer e problematizar a existência de atravessamentos a priori, propondo uma possibilidade de inserção que busque reduzir os efeitos destes atravessamentos sobre as atividades realizadas em estágio.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Bruniere, Marcelo Felipe | Aragon, Leandro Almir | Echevarrieta, Maria Alice de Carvalho
Data
16 de dezembro de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh/article/view/2178-4582.2019.e66996 | 10.5007/2178-4582.2019.e66996
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Leandro Almir Aragon, Marcelo Felipe Bruniere, Maria Alice de Carvalho Echevarrieta
Fonte
Revista de Ciências Humanas; v. 53 (2019); 1-10 | 2178-4582 | 0101-9589
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Análise de Implicação