-
O ensino da literatura hoje||O ensino da literatura hoje
- Voltar
Metadados
Descrição
The crisis in literature is mentioned as a result of the contemporary historical-social context, within which literature, mainly literary literature, would not be a practice capable of competing with the various forms of audiovisual communication. This paper submits a proposal for discussing such an issue, trying to identify the role played by the school in the spread of literature. Therefore, it takes into account features inherently belonging to the subject, such as the social-economic conditions faced by teachers, the professional background development provided by literature courses and, mainly, literature as a subject meant for teaching. It takes into account the hypothesis proposing that the problems concerning literature teaching are common to the very background development and that literature may be a privileged field to point to new perspectives for education in general.||Fala-se em crise da literatura como decorrência do contexto histórico-social contemporâneo, em que a leitura, em especial a literária, não seria uma prática capaz de concorrer com as diversas formas de comunicação audiovisual. Este artigo propõe-se discutir essas questões, procurando identificar o papel da escola na difusão da leitura literária. Para isso, contempla aspectos inerentes ao tema, como as condições socioeconômicas dos professores, a formação profissional proporcionada pelos cursos de licenciatura e, principalmente, a literatura como objeto de ensino. Considera a hipótese de que os problemas relativos ao ensino da literatura são comuns aos da própria formação escolar e que a literatura pode constituir um campo privilegiado para apontar novas perspectivas para a educação em geral.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Antunes, Benedito
Data
13 de julho de 2015
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2015 FronteiraZ. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
Fonte
FronteiraZ. Journal of the Postgraduate Studies in Literature and Literary Criticism Program; No. 14 (2015); 3-17 | FronteiraZ. Revista del Programa de Estudios Posgrado en Literatura y Crítica Literaria; Núm. 14 (2015); 3-17 | FronteiraZ. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária; n. 14 (2015); 3-17 | 1983-4373
Assuntos
Ensino de literatura | Formação do professor | Formação do leitor | Linguagem literária | Teaching of literature | Teachers’ background development | The reader's development | Literary language
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion