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How much is the dream worth? neoliberal subjectivity and self-entrepreneurship in the funk ostentação phenomenon||¿Cuánto vale el sueño? subjetividad neoliberal y autoemprendimiento en el fenómeno funk ostentação||Quanto vale o sonho? subjetividade neoliberal e o empreendedorismo de si no fenômeno funk ostentação
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Metadados
Descrição
This article presents research results involving videos and interviews focused on funk ostentação available on the YouTube platform at a time of greater profusion of the musical subgenre on the national scene (2011-2015). It was up here to draw some relationships between the speeches given by young funk singers, based on their life stories, and the more general context of socioeconomic changes of that period, notably, the expansion of the consumer market within the Brazilian peripheries in the governments of the Workers’ Party. The Interpretative Content Analysis (AIC) method was applied to a corpus involving videos with interviews on YouTube of MCs with the greatest media projection within this musical circuit, notably producer and entrepreneur Konrad Dantas. Authors such as Zigmunt Bauman, Pierre Bourdieu, Richard Sennett, Pierre Dardot and Christian Laval, Verónica Gago, Vander Casaqui and Mayka Castellano, among others, contribute to the theoretical reflection. From a general corpus involving 52 interviews, it was concluded that both KondZilla and the six MCs narrated a story of social ascension driven by a trajectory of effort and success based on discourses characterized by individualistic logic and the phenomenon of self-entrepreneurship.||Este artículo presenta resultados de investigación con videos y entrevistas centrados en la funk ostentação disponibles en la plataforma de YouTube en un momento de mayor profusión del subgénero musical en el escenario nacional (2011-2015). Se trataba de trazar algunas relaciones entre los discursos de jóvenes cantantes de funk, a partir de sus historias de vida, y el contexto más general de cambios socioeconómicos de ese período, en particular, la expansión del mercado de consumo dentro de las periferias brasileñas en los gobiernos. del Partido de los Trabajadores. Se aplicó el método de Análisis Interpretativo de Contenido (AIC) a un corpus de videos con entrevistas en YouTube de los MCs con mayor proyección mediática dentro de este circuito musical, entre los que destaca el productor y empresario Konrad Dantas. Autores como Zigmunt Bauman, Pierre Bourdieu, Richard Sennett, Pierre Dardot y Christian Laval, Verónica Gago, Vander Casaqui y Mayka Castellano, entre otros, contribuyen a la reflexión teórica. A partir de un corpus general de 52 entrevistas, se concluyó que tanto KondZilla como los seis MC narraron una historia de ascenso social impulsada por una trayectoria de esfuerzo y éxito basada en discursos caracterizados por la lógica individualista y el fenómeno del autoemprendimiento.||Este artigo apresenta resultados de pesquisa envolvendo vídeos e entrevistas voltados para o funk ostentação disponibilizados na plataforma YouTube em um momento de maior profusão do subgênero musical no cenário nacional (2011-2015). Coube aqui traçar algumas relações entre os discursos proferidos pelos jovens funkeiros, a partir de suas histórias de vida, e o contexto mais geral de mudanças socioeconômicas daquele período, destacadamente, a expansão do mercado de consumo dentro das periferias brasileiras durante governos do Partido dos Trabalhadores (PT). Foi aplicado o método da Análise Interpretativa de Conteúdo (AIC) sobre um corpus envolvendo vídeos com entrevistas no YouTube de MCs de maior projeção midiática dentro desse circuito musical, destacadamente, o produtor e empresário Konrad Dantas. Autores como Zigmunt Bauman, Pierre Bourdieu, Richard Sennett, Pierre Dardot e Christian Laval, Verónica Gago, Vander Casaqui e Mayka Castellano, entre outros, colaboram para a reflexão teórica. A partir de um corpus geral envolvendo 52 entrevistas, concluiu-se que tanto KondZilla quanto os seis MCs narravam uma história de ascensão social movida por uma trajetória de esforço e de sucesso calcada em discursos caracterizados pela lógica individualista e pelo fenômeno do empreendedorismo de si.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Zincone, Rafael | Pereira, Cláudia
Data
5 de março de 2024
Formato
Identificador
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/44749 | 10.15448/1980-3729.2024.1.44749
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Revista FAMECOS | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista FAMECOS; Vol. 31 No. 1 (2024): Single Volume - Continuous flow | Revista FAMECOS; Vol. 31 Núm. 1 (2024): Volumen Único - Flujo continuo | Revista FAMECOS; v. 31 n. 1 (2024): Volume único - Fluxo contínuo | 1980-3729 | 1415-0549
Assuntos
funk ostentação | YouTube | consumption | entrepreneurship of self | neoliberal subjectivity. | funk ostentação | YouTube | consumo | emprendimiento de sí mismo | subjetividad neoliberal. | funk ostentação | YouTube | consumo | empreendedorismo de si | subjetividade neoliberal.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion