-
Semiótica de história em quadrinhos: o processo criativo como tradução de uma ecologia de saberes na divulgação científica||Semiotic of comics: the creative process as translation of an ecology of knowledge in scientific dissemination
- Voltar
Metadados
Descrição
The use of comics goes beyond the universe of leisure and entertainment, they are used successfully by teachers within the classroom. Currently, there is a growing increase in comics being used as scientific dissemination material (CD).This work aims to investigate, through semiotic analysis, the creative process of Biological Sciences students in the production of comics, configuring an Ecology of Knowledge in CD.In this sense, some examples of comics produced during classes in a subject of a degree course in biological sciences were chosen to be analyzed. Therefore, the analytical framework chosen was Peircean Semiotics. The results demonstrated a mobilization of previous knowledge and others acquired in the process; In addition to sharing this knowledge in favor of maintaining the group, denoting knowledge that is specific to the group in the production of comics, (codes and symbols belonging to the area of Biology combined with the language of comics), the ability to handle digital technologies; cultural knowledge, suggesting an Ecology of Knowledge specific to the group.||A utilização das histórias em quadrinhos extrapola o universo do lazer e entretenimento, elas são utilizadas exitosamente por professores dentro da sala de aula. Atualmente, vê-se um crescente aumento das histórias em quadrinhos sendo usadas como material de divulgação de científica (DC).Este trabalho tem como objetivo investigar por meio da análise semiótica o processo criativo de estudantes de Ciências Biológicas na produção de história em quadrinhos configurando uma Ecologia de Saberes na DC. Neste sentido foram escolhidos alguns exemplares de história em quadrinhos produzidas durante as aulas de uma disciplina de um curso de licenciatura em ciências biológicas para serem analisadas. Portanto, o referencial analítico escolhido foi a Semiótica Peirceana. Os resultados demonstraram uma mobilização de saberes prévios e outros adquiridos no processo; Além de um compartilhamento desses saberes em favor da manutenção do grupo, denotando um conhecimento que é próprio do grupo na produção da história em quadrinhos, (códigos e símbolos pertencentes a área de Biologia combinados com a linguagem das histórias em quadrinhos), a habilidade no manuseio das tecnologias digitais; os conhecimentos culturais, sugerindo uma Ecologia de Saberes própria do grupo.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Silva, Maria Aparecida Alves da
Data
27 de março de 2024
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/nonaarte/article/view/218694 | 10.11606/2316-9877.Dossie.2023.e218694
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 9ª Arte (São Paulo) | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
9 Arte (São Paulo); 2023: Dossiê das 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos; e218694 | 9ª Arte (São Paulo); 2023: Dossiê das 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos; e218694 | 9ª Arte (São Paulo); 2023: Dossiê das 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos; e218694 | 9ª Arte (São Paulo); 2023: Dossiê das 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos; e218694 | 2316-9877
Assuntos
Análise Semiótica Peirceana | Ecologia de saberes | História em quadrinhos | Processo criativo | Comics | Creative process | Ecology of knowledge | Peircean semiotic analysis
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion