Fruto de um trabalho feito com o coração, sério, sistemático, pesquisado com carinho e elaborado com grande competência, este livro é sobre uma das mais admiráveis figuras da classe artística brasileira: Luiz Carlos Mendes Ripper, artista múltiplo em suas atividades como desenhista, figurinista, diretor, educador, diretor de arte e cenógrafo — arte na qual foi um revolucionário no país.
Aqui, profissionais e estudantes de todas as gerações poderão conhecer e relembrar aquele que, entre nós, teve a ousadia de mostrar um outro conceito, rompendo com o espaço cênico e forjando incontáveis iniciativas e pensamentos artísticos, sempre irrequieto e ousado.
Esta obra de Heloisa Lyra Bulcão resgata, portanto, a trajetória de um dos maiores cenógrafos deste país, precursor da direção de arte no cinema brasileiro e consagrado com diversos prêmios Coruja de Ouro. Com isso, mantém vivas as referências de vanguarda na década de 1970, traçando um panorama de suas criações no cinema e no teatro, seguindo sua espiritualidade, sua ancestralidade e os valores que o guiaram no processo criativo e na liberdade de pensamento.