-
A ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL NO BRASIL: UMA REVISÃO EM TRÊS ATOS
- Voltar
Metadados
Descrição
The text aims to discuss the historical experiences of full-time schools in Brazil, as well as to locate the issue contemporaneously. In order to achieve the objective, a documental and bibliographical research was carried out, guided by a dialectical methodology, with an analytical-reconstructive procedure, whose scope focuses on the problematization of the full-time school as an educational policy, based on three acts: the ) minimal recovery of the historical trajectory of some of the best-known experiences of full-time public schooling in Brazil; b) the discussion and current status of full-time schooling in the country, and c) perspectives and future scenarios for full-time schooling, based on the concept of extending the school day. It concludes that proposals for full-time public schooling are recurrent in the history of Brazilian education and have the potential to present qualitative inspirations for public education.||O texto objetiva discorrer sobre as experiências históricas de escolas em tempo integral no Brasil, bem como localizar a questão contemporaneamente. Para dar conta do objetivo, foi realizada uma pesquisa de base documental e bibliográfica, pautada por uma metodologia dialética, com procedimento analítico-reconstrutivo, cujo escopo incide sobre a problematização da escola em tempo integral como política educacional, a partir de três atos: a) resgate mínimo da trajetória histórica de algumas das experiências mais conhecidas de escolarização pública em tempo integral no Brasil; b) a discussão e o estatuto atual da escolarização em tempo integral no país e, c) perspectivas e cenários futuros para a escola em tempo integral, a partir da concepção de ampliação da jornada escolar. Conclui-se que as propostas de escolarização pública em tempo integral são recorrentes na história da educação brasileira e tem potencial de apresentar inspirações qualitativas para a educação pública.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira
Data
2 de maio de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/15277 | 10.36311/2236-5192.2024.v25.e024005
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Educação em Revista | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Educação em Revista; v. 25 (2024): Fluxo Contínuo; e024005 | Educação em Revista; Vol. 25 (2024): Fluxo Contínuo; e024005 | Educação em Revista; Vol. 25 (2024): Fluxo Contínuo; e024005 | 2236-5192 | 1518-7926
Assuntos
educação em tempo integral | escola pública
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion