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A história de resistência à escravidão no Brasil por meio da linguagem expressiva dos quadrinhos em Cumbe, de Marcelo D’ Salete (2018)
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Metadados
Descrição
The object of this study is the comic book Cumbe by Marcelo D’ Salete (2018), which tells stories from colonial Brazil. This production compiles four independent narratives that deal with the resistance of black people to slavery in Brazil from 1500 until 1888, the year of abolition. The first story, “Calunga'', was swlected in order to demonstrate which comic book resources were used to emphasize the facial expressions of characters in situation of slavery. The goal is to verify how the language of comics is functioning in this story. Based on interpretativist analysis, the dynamism, expressiveness, view angle and view plans are analysed, as well as the historical contextualization in relation to the historical period, based on the theoretical assumptions of Acevedo (1990), Ramos (2010) and Cagnin (2014) for the characterization of comic book language, and Mattoso (1990) to understand the history of slavery in Brazil. It was found that the resources of the language of comics are important elements that characterize and translate the emotions and feelings of the characters, but without characters, there are no stories.||O objeto do estudo é a história em quadrinho Cumbe, de Marcelo D’ Salete (2018), que traz histórias no período colonial no Brasil. Nesta produção estão compiladas quatro narrativas independentes que tratam da resistência dos negros à escravização no Brasil entre 1500 e 1888, ano da abolição. Foi selecionada a primeira história, “Calunga”, visando demonstrar quais recursos dos quadrinhos foram utilizados para dar ênfase às expressões faciais dos personagens em situação de escravidão. O objetivo é verificar como a linguagem quadrinística está em funcionamento nessa história. A partir da análise interpretativista, verifica-se a dinamicidade, expressividade, ângulo e planos de visão e uma contextualização histórica em relação ao tempo histórico com base de nos pressupostos teóricos de Acevedo (1990), Ramos (2010) e Cagnin (2014) para a caracterização da linguagem dos quadrinhos, bem como de Mattoso (1990) para compreender a história da escravidão no Brasil. Foi constatado que os recursos da linguagem dos quadrinhos são elementos importantes que caracterizam e traduzem as emoções e sentimentos dos personagens, mas sem personagens, não há histórias.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Rocha, Inez Neres de Almeida
Data
30 de maio de 2024
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/nonaarte/article/view/219135 | 10.11606/2316-9877.Dossie.2023.e219135
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 9ª Arte (São Paulo) | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
9 Arte (São Paulo); 2023: Dossiê das 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos; e219135 | 9ª Arte (São Paulo); 2023: Dossiê das 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos; e219135 | 9ª Arte (São Paulo); 2023: Dossiê das 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos; e219135 | 9ª Arte (São Paulo); 2023: Dossiê das 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos; e219135 | 2316-9877
Assuntos
Linguagem dos quadrinhos. Escravidão. Cumbe. Marcelo D’ Salete.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion